1 de dezembro de 2019

Leonardo DiCaprio desmente Bolsonaro sobre queimada na Amazônia


Após ser relacionado a queimadas na floresta amazônica pelo presidente Jair Bolsonaro, na última quinta-feira (28/11), o ator Leonardo DiCaprio respondeu, neste sábado, por meio de um texto postado em sua conta no Instagram.

DiCaprio afirmou que apoia o povo brasileiro que "trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural", mas que não financia nenhuma organização não governamental alvo de investigação no Brasil, embora estas ONGs sejam "dignas de apoio".

Bolsonaro voltou a acusar uma ONG de produzir queimadas na Amazônia para produzir imagens do fogo consumindo a floresta, e acrescentou que o ator norte-americano teria doado US$ 500 mil para a entidade.

"Uma ONG contratou 70 mil por uma foto de queimadas. Então, o que o pessoal da ONG fez? O que é mais fácil? Tocar fogo, tira foto, filma, a ONG divulga, faz campanha contra o Brasil, entra em contato com Leonardo DiCaprio e ele doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tacando fogo. Ô, Leonardo, você está colaborando com a queimada na Amazônia, assim não dá", afirmou o presidente.

Bolsonaro também citou a prisão de quatro brigadistas anti-incêndios no Pará, acusados de promover queimadas. Os quatro foram soltos na própria quinta-feira.

Neste sábado, DiCaprio postou sua resposta, sem citar diretamente o presidente Jair Bolsonaro. 

Leia abaixo o texto publicado pelo ator, em tradução livre:
"Neste tempo de crise na Amazônia, eu apoio o povo do Brasil que trabalha para salvar seu partimônio natural e cultural. Eles são um maravilhoso, tocante e humilde exemplo do comprometimento e da paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses insubstituíveis ecossistemas está  ameaçado e eu tenho orgulho de ficar do lado do grupos que os protegem. Porém, embora dignos de apoio, nós não financiamos as organizações visadas. 
Eu permaneço comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, governos locais, cientistas, educadores e o público em geral que está trabalhando incansavelmente para proteger a Amazônia pelo futuro de todos os brasileiros. 
Leonardo DiCaprio - Ator e ambientalista"

Com informações portal Correio Braziliense (Foto: Angela Weiss/AFP )

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.