27 de fevereiro de 2020

Bolsonaro evita a imprensa após polêmica com Congresso


Após polêmica sobre disparo de vídeo via Whatsapp, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evitou a imprensa na chegada a Brasília ontem (26/02) após passar o feriado de carnaval na base militar do Forte dos Andradas em São Paulo.

Ao retornar para o Palácio da Alvorada nesta tarde, o presidente cumprimentou os apoiadores que o aguardavam. Questionado sobre o compartilhamento do vídeo e sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no país, o presidente não concedeu entrevistas, entrou no carro e seguiu para a residência oficial.

Pela manhã, Bolsonaro postou uma mensagem nas redes sociais, justificando o ocorrido e dizendo se tratar de mensagem de “cunho pessoal”.  

“Tenho 35Mi de seguidores em minhas mídias sociais, c/ notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. No Whatsapp, algumas dezenas de amigos onde trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, escreveu.

Na terça-feira (25/02), o chefe do Executivo compartilhou por meio do Whatsapp um vídeo com a convocação para as manifestações de 15 de março, organizada pelos seus apoiadores para supostamente defender o governo e protestar contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. De acordo com a gravação, os dois poderes fariam parte dos chamados “inimigos do Brasil”.

O vídeo mostra a facada que o presidente recebeu em Juiz de Fora, durante o período eleitoral de 2019 e diz que ele “quase morreu” para defender o país, e que agora, precisa das ruas para defendê-lo.

No texto que envia junto com a montagem, Bolsonaro escreveu: “15 de março. Gen Heleno Cap Bolsonaro. O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre”.

Um trecho da legenda do vídeo diz: “Ele foi chamado a lutar por nós. Ele quase morreu por nós. Ele está enfrentando a esquerda corrupta e sanguinária por nós. Ele é a nossa única esperança de dias cada vez melhores. Ele precisa de nosso apoio nas ruas. Dia 15.3 vamos mostrar a força da família brasileira”, O vídeo tem aproximadamente 1m40s e usa o hino nacional como trilha sonora.

Também na terça-feira (25/02), Regina Duarte, que ainda não assumiu a Secretaria Especial de Cultura, endossou o coro chamando o público que a segue nas redes sociais para a manifestação contra o Congresso.

Na semana passada, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, deixou em evidência as rusgas com o Congresso. O militar disse que a Casa “chantageia” o governo. A crítica se referia à insatisfação com um acordo entre parlamentares e o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, sobre o controle da execução de emendas parlamentares ao orçamento.

Ainda hoje, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) utilizou as redes sociais, mas para rebater que não autorizou o uso da imagem no vídeo e ainda defendeu o presidente:

“Não autorizei o uso de minha imagem por ninguém, mas protestos fazem parte da democracia que não precisa de pescadores de águas turvas para defendê-la. O presidente @JairBolsonaro não atacou as instituições, que estão funcionando normalmente”.

O general Heleno postou uma nota similar:

“ATENÇÃO. Estão usando meu nome, indevidamente e sem meu conhecimento, para pedir apoio financeiro a empresários e amigos, em prol de propaganda e/ou de manifestações políticas. Alerto a todos que jamais faria isso ou autorizaria tal procedimento”.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.