4 de fevereiro de 2020

Governador Camilo Santana participa da Sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo

Governador Camilo Santana na sessão de abertura os trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Mauri Melo)
Na sessão de abertura das atividades da Assembleia Legislativa (AL-CE) em 2020 realizada na manhã de ontem (03/02), o governador Camilo Santana (PT) voltou a avaliar a relação dele com o Governo Federal. No pronunciamento, o petista apontou que uma das metas é manter uma "relação respeitosa", mesmo com as divergências ideológicas e políticas. 

"O mais importante é que eu procurarei quem quer que seja para defender os interesses do Estado, tanto que tenho procurado construir uma relação de respeito, uma relação institucional", declarou.

O discurso do governador perante os deputados estaduais também focou na pauta de segurança pública, priorizada por outros partidos que também fazem acenos ao Palácio do Planalto e já pretendem lançar candidatos nas eleições municipais. Do ponto de vista político, fala que também pode ser interpretada como uma mensagem a Capitão Wagner (Pros), pré-candidato a Prefeitura que faz oposição ao grupo político dos irmãos Ferreira Gomes - do qual Camilo faz parte - e crítico do PT, partido do governador.

Durante a solenidade, foi anunciado por Camilo o primeiro presídio de segurança máxima do Ceará, que segundo o governador, será inaugurado até o fim de fevereiro com "o que há de mais moderno".

O governador enfatizou que ainda há necessidade de intervir no sistema penitenciário, em todo o País, e disse que nos últimos anos as cadeias "se transformaram em escritórios do crime". "Bandidos presos passaram a comandar seus negócios ilícitos de dentro das celas, dando ordens para execução de inimigos e determinando ações para espalhar pânico na população", continuou.

As relações, segundo o governador, também estão sendo estabelecidas a fim de manter um bom equilíbrio fiscal do Estado, questão vista como problemática pelo executivo, que tenta evitar uma crise nas contas municipais durante o pleito deste ano. "Tenho tido uma reciprocidade, inclusive recentemente a União avaliou todos os financiamentos do governo do Estado, que iniciarão a sua execução a partir de 2020", revela.

Camilo aproveitou a ocasião para destacar avanços conquistados pela gestão e afirmou que vai manter a capacidade de investimento "mesmo diante de um cenário econômico de crise a nível nacional". "Garantir a capacidade financeira do Estado é algo prioritário neste momento de incertezas na economia brasileira e dificuldades dos estados brasileiras. Isso é peça fundamental para que as outras ações possam acontecer" afirmou.

Sobre a conciliação dos trabalhos da AL-CE com a campanha eleitoral 2020, o presidente da Casa, José Sarto (PDT), voltou a reforçar o não uso da tribuna como "palanque paroquial", afim de evitar que parlamentares usem o espaço para discursos políticos.

"Todos são responsáveis para não usarem a tribuna como um palanque paroquial. Mas é preciso destacar que já há um calendário, historicamente obedecido pela Assembleia, que é de tentar evitar que esse debate eleitoral se sobressaia à missão desta Casa para com a população", afirmou.

Recursos Hídricos
No discurso, Camilo declarou que aguarda a liberação do TCE para o iniciar o processo de licitação da construção da Usina de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.