10 de abril de 2021

Cariri tem lojas a meia porta e ruas movimentadas

 

Loja de confecções funcionando à meia porta em Juazeiro do Norte em período de restrições (Foto: Luciano Cesário)

No encerramento da quarta semana consecutiva de isolamento social rígido a maioria das lojas do comércio não essencial das duas principais cidades do Cariri ignorou as restrições e funcionou normalmente. Ontem (09/04) a reportagem do portal O Povo visitou o centro comercial de Crato e Juazeiro e constatou lojas funcionando à meia porte em Juazeiro do Norte e grande movimentação em Crato

No maior centro de comércio popular do interior cearense, a Rua São Pedro, vários estabelecimentos estavam atendendo clientes de forma presencial, como se não houvesse restrição. Para escapar da fiscalização e despistar as autoridades, a maioria das lojas funciona a meia porta e com funcionários organizando rodízio de atendimentos na entrada dos locais. Lanchonetes, perfumarias, lojas de confecções, de artigos religiosos e gráficas foram alguns dos estabelecimentos que descumpriram o decreto.

O comércio ambulante também não parou. Nas adjacências da Praça Padre Cícero, onde o movimento de pessoas era intenso, foi possível encontrar de vendedores de frutas a engraxates. Um deles era Cícero Gomes, 48, sentado na calçada de uma loja com uma caixa de isopor abastecida de picolés e um mini mostruário preenchido com máscaras. O comerciante disse estar ciente da proibição ao seu trabalho, mas justificou não ter outra alternativa para garantir o sustento de sua família. 

Mesmo diante dos flagrantes de descumprimento das medidas de isolamento social rígido a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) de Juazeiro do Norte assegura, por meio de nota, que “ocorrem fiscalizações diariamente em todos os locais da cidade”. Conforme a pasta, os agentes de fiscalização, em conjunto com a Vigilância Sanitária, Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar, realizam rondas todos os fins de tarde em pontos estratégicos do Município.

Ainda de acordo com a Semasp, desde o início do isolamento rígido, a fiscalização já efetuou ao menos 45 notificações, 4 autuações e 13 interdições por desrespeito ao Decreto.

Centro comercial do Crato com pouco espaço para estacionar nesta sexta, 9 de abril (Foto: Luciano Cesário)

Na segunda maior cidade da região do Cariri, a sexta-feira também teve lojas abertas (a meia porta e integralmente) e movimentação intensa no centro comercial. Na Rua Bárbara de Alencar, que concentra grande quantidade de lojas de confecções, calçados e eletrônicos, praticamente não havia espaço para estacionar nos dois lados da via.

Assim como em Juazeiro, os estabelecimentos realizavam atendimentos com portas entreabertas e rodízio de clientes, com pelo menos duas pessoas entrando por vez.

“Se não for assim, como é que a gente vai ganhar dinheiro?”, questionou uma lojista, visivelmente irritada, ao ser questionada pelo O POVO sobre o descumprimento às restrições. “Eu não estou roubando, estou trabalhando”, completou.

Apesar dos flagrantes de desrespeito ao isolamento rígido no centro comercial, a movimentação na Praça da Sé, um dos pontos de lazer mais procurados pelos cratenses, permaneceu baixa ao longo da tarde. O local, em dias normais, atrai grande quantidade de frequentadores, principalmente idosos.

Procurada, a Prefeitura do Crato afirma que vem realizando fiscalização diariamente no comércio da cidade para garantir o cumprimento do decreto de lockdown. A gestão, no entanto, não respondeu se já houve autuações ou interdições por desrespeito às restrições.

O governador Camilo Santana (PT) sinalizou que deve autorizar a reabertura gradual das atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira (12/04) um mês após o início das medidas mais restritivas em todo o território estadual.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ceará Credi começa com taxa zero em 2021, orientação financeira e bônus de adimplência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.