1 de abril de 2021

Ceará supera marca de 1 milhão de doses aplicadas contra Covid-19


O Ceará chegou à marca de 1.041.224 doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização no Estado, em janeiro deste ano. O número foi divulgado pela Secretária de Saúde (Sesa), na tarde de ontem, 31, e corresponde a dados colhidos em todos os municípios cearenses, até as 12 horas. Ao todo, 79,8% das doses distribuídas foram aplicadas.

De acordo com a pasta, 817.598 pessoas receberam a primeira dose da vacina (D1) e 223.626 já receberam a segunda dose (D2). Estão sendo priorizados idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e demais indivíduos que se enquadrem nas duas fases iniciais da campanha de imunização.

"É extremamente significativo porque é maior do que o número de casos confirmados em nosso Estado. Desde o dia 18 de janeiro deste ano, uma grande equipe de gestores da saúde e de profissionais da saúde tem se mobilizado para tornar essa vacinação mais ágil possível", comemorou Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

O governador Camilo Santana também celebrou o marco. "Tenho lutado para a aquisição de mais vacinas para o Ceará, tanto vindas do Governo Federal, quanto pela compra direta (...) Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados", publicou o gestor nas redes sociais.

Camilo também anunciou que o 12° lote de imunizantes chega hoje, 1°, ao Estado. De acordo com informações passadas pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), o novo carregamento deve conter 371.750 doses de vacinas, sendo 344.000 delas da CoronaVac e 27.750 da AstraZeneca.

Em Fortaleza, a Prefeitura inicia, a partir de hoje, a vacinação de idosos agendados entre 65 a 67 anos de idade contra a Covid-19. Haverá vacinação em postos de saúde, policlínicas e nos centros de vacinação em drive-thru hoje, 1º, e amanhã, 2, feriado da Sexta-feira Santa.

A faixa etária está incluída na segunda fase do plano de vacinação da Capital, que contempla os idosos de 60 a 74 anos. Em paralelo, a vacinação da população entre 68 e 74 anos segue em andamento.

Serão 58 postos de saúde e três policlínicas funcionando de 9h às 17 horas. Serão postos com atendimento exclusivo para vacinação e outros postos com atendimento exclusivo para casos de sintomas gripais. Medida visa evitar possíveis contaminações. Além disso, a aplicação continua sendo realizada nos centros de vacinação nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Arena Castelão e Centro de Eventos.

Com mutirão realizado no último fim de semana, a Capital bateu recordes de imunização em um dia. Foram mais de 18 mil doses aplicadas no domingo, somando mais de 33 mil vacinados no fim de semana.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Epicentro da Covid-19 no Cariri, Brejo Santo impõe regras mais duras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.