5 de abril de 2021

Secretaria de Saúde do Estado mantém retenção de vacinas dos municípios que não atingiram a meta

O secretário de Saúde, Dr. Cabeto não confirma se os municípios serão contemplados com a próxima remessa de vacinas que deve chegar no Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)

Em meio a críticas de prefeitos, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reafirmou ontem (04/04) que deve manter a retenção de vacina para os municípios que não atingirem a meta de 85% de vacinação na primeira fase. A ação segue determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Altaneira é um dos municípios atingidos.

Logo após a decisão, oficializada na última quinta-feira (01/04), alguns municípios se manifestaram sobre o caso. Nas redes sociais, o Governo Municipal de Altaneira, por exemplo, argumentou que não cumpriu a meta em virtude de desconhecer comunidade remanescente de quilombolas no Município, mas que “vacinou mais de 95% da população em todos os grupos prioritários”.

A nota diz ainda que “a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Estado via e-mail e solicitou documentos de mapeamento e lista nominal dos membros desta comunidade remanescente que se caracteriza QUILOMBOLA”.

Em nota, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) avaliou a retenção dos imunizantes como "uma ação arbitrária", visto que a meta informada pela Sesa não foi pactuada com os municípios, nem mesmo a penalização diante do seu descumprimento.

No documento, a instituição defende que problemas nos servidores e falta de revisão da situação do quantitativo de pessoas em cada município são fatores que podem retardar o envio de informações.

Em resposta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que a meta estipulada não se trata de meta populacional, e sim do desempenho e velocidade em relação à entrega e à aplicação.

O órgão informa que os dados nominais e individualizados devem ser obrigatoriamente registrados no novo SIPNI - módulo Covid-19 (para estabelecimentos com Internet). Em casos de falta de acesso à internet, a pasta alega disponibilizar o eSUS - Coleta de Dados Simplificada (CDS).

Segundo a assessoria de imprensa da Sesa, com muitos dos municípios da lista já ultrapassando a meta de 85% na última sexta, a expectativa é que várias cidades com as doses retidas já cumpram o estipulado hoje, com a divulgação do próximo Vacinômetro.

Contudo, ainda não há confirmação se as localidades serão contempladas com a próxima remessa de vacinas que deve chegar no Ceará.

Com informações Jornal O Povo

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.