3 de abril de 2021

Governo Municipal de Altaneira lança nota sobre retenção de vacinas

Em nota lançada nas redes sociais na noite de ontem (02/04) o Governo Municipal de Altaneira justifica que retenção das doses de vacinas contra a Covid19, amplamente veiculada na imprensa estadual, se deu por não vacinação do grupo Quilombola, desconhecido da pasta da Saúde.

A nota confirma que a “retenção se deu por determinação do Tribunal Regional da Região( TRF-5) para os municípios que não atingiram 85% da meta de vacinação”, mas informa que “Altaneira vacinou mais de 95% da população em todos os grupos prioritários, exceto, no grupo de QUILOMBOLAS, no qual o estado estipulou uma meta de 1250 pessoas a serem vacinados”.

A nota diz ainda que “a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Estado via e-mail e solicitou documentos de mapeamento e lista nominal dos membros desta comunidade remanescente que se caracteriza QUILOMBOLA”.

Diz ainda, que outro contato feito foi para o presidente  da Associação  da Comunidade  Bananeira, solicitando documentos que confirmem a caracterização da comunidade como quilombola.

A nota informa também que a Secretaria aguarda o retorno dessas informações e documentos comprobatórios para iniciar a vacinação, uma vez “que nunca houve conhecimento deste tipo de comunidade em nosso município”.

A nota é encerrada com a afirmação de que a Secretaria de Saúde de Altaneira “trabalha com transparência” e “dá total publicidade às suas ações”, o que não corresponde com a verdade, pois a falta de transparência dos gestores da Saúde é um dos pontos mais criticados pelos vereadores e pela comunidade nas redes sociais.

Em contato com o vereador Ariovaldo Soares (PDT), Líder do Bloco da Minoria na Câmara, este afirmou que levantará o tema na próxima reunião da Comissão e no Plenário da Casa.

Até o fechamento desta postagem a nota ainda não havia sido publicada no portal do Município.

Leia também:

 

Menos mil altaneirenses foram vacinados contra Covid19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.