28 de maio de 2011

Blogueiros mirins

Danny Dubner, criador do blog Turma da Mônica Jovem
A ideia de abrir o blog surgiu quando Danny, na época com 9 anos, virou fã da história em quadrinhos em formato de mangá, de Maurício de Sousa, e quis fazer algo mais do que somente ler as revistinhas. O garoto já sabia como o esquema funcionava por ter criado anteriormente, com a ajuda do pai, uma página na Internet sobre o filme norte-americano High School Musical. Dessa vez, porém, ele criou tudo sozinho.

Em entrevista ao O POVO, Danny disse que tudo começou como uma brincadeira e que ele nem imaginava que o blog faria tanto sucesso. Para ter quem o ajudasse nos momentos em que precisava se ausentar, ele resolveu abrir vagas para pessoas que tivessem interesse em administrar o site. Nessa seleção, ele recebeu mais de 100 candidatos e, por conta própria, escolheu quem ocuparia os cargos.

Foi quando conheceu Adryel Vieira (13), de Fortaleza, e Júlia Farias (11), de Curitiba, os dois candidatos selecionados. Com o tempo, os três ficaram muito amigos e até hoje fazem questão de manter contato por telefone e Internet. “A gente foi e sempre vai ser ‘o trio’”, garante Júlia. “A minha amizade com eles é inacreditável”, complementa Danny. Os três ainda não se conhecem pessoalmente, mas planejam se encontrar um dia.

Apesar de serem crianças, os três mantinham o blog com bastante responsabilidade. “Mesmo se eu tivesse muita coisa para fazer, sempre reservava parte do meu tempo para me dedicar somente ao blog”, diz Adryel. Danny assume que ganhar dinheiro com o site era um de seus planos, porém, fechou o blog antes de colocá-lo em prática.


Os meninos garantem que amadureceram e tiraram várias lições com a experiência. “Muitas pessoas liam o blog, por isso, eu tinha que pensar demais nas palavras que ia usar e no assunto que ia tratar. Isso trouxe um senso pra minha vida”, avalia Júlia. Adryel, por sua vez, afirma que essa foi uma de suas melhores experiências. “Com o blog, aprendi a ter mais responsabilidade e a persistir naquilo que eu quero”, conta o garoto.

A mãe de Danny, Deborah Dubner, diz que seu filho “praticamente virou um profissional”, pois apesar de ser criança, teve responsabilidades de um adulto, como superar crises, pensar soluções, entrevistar pessoas, formar equipe, lidar com crítica, entre outros. “Ele conseguiu dar conta desse crescimento com maestria e muito respeito pelos leitores. Foi admirável”, diz a mãe coruja.

Mesmo tendo alcançado tanto sucesso, após três anos de existência do blog, o trio resolveu fechá-lo em abril deste ano. A diminuição do “fanatismo” e o aumento da responsabilidade de ter que postar notícias todos os dias foram os motivos que a turma apontou para o encerramento do site. Danny lembra que as pessoas sempre reclamavam quando não havia atualizações. “Acho que a obrigação, em vez da diversão e do prazer em fazer isso, me fez perder a vontade de continuar atualizando”, conta o criador do blog.

Apesar de não ser mais atualizado, o blog continua no ar e pode ser acessado pelo endereço www.tmjovem.com.br

 Os pais

Tanto os pais de Danny, como os de Adryel e Júlia os apoiaram a experiência. “Meus pais ficaram tristes pelo fato de o blog ter fechado, mas, ao mesmo tempo, muito felizes por saberem que aprendi bastante com isso”, observa Júlia. Adryel afirma que a mãe até o ajudou a conhecer Maurício de Sousa. “O Maurício estava na Bienal do Livro e a senha da minha mãe foi uma das sorteadas para conhecê-lo. Ela me deu a ficha e eu entrei. Foi um dos melhores dias da minha vida”, comemora Adryel.

Danny também teve a oportunidade de conhecer o criador das historinhas da turma da Mônica. Com a ajuda do pai, depois de várias tentativas, ele conseguiu visitar Maurício no próprio estúdio da revistinha. “Conhecer meu ídolo foi simplesmente maravilhoso, porque quando a gente conversou, parecia que eu estava falando com um deus”, relata o menino. Ele contou que Maurício o incentivou bastante em relação ao blog e até o convidou para trabalhar com ele quando crescesse. “É bom demais pra ser verdade”, diz Danny.

A mãe de Danny afirma que sempre fez questão de orientar os filhos em relação à segurança e ao respeito no mundo virtual. Ela conta que em muitos momentos conversou com Danny sobre situações do blog que envolviam ética, posicionamento, erros e dificuldades. “Essas questões são muito sérias e devem ser cuidadas. Isso nunca foi um problema na nossa família pela maneira como soubemos conduzir a situação”, avalia Deborah.

Juntamente com o pai de Danny, Deborah já realizou várias palestras sobre o assunto em escolas de Itu, cidade do interior paulistano, onde moram.

Com informações O povo ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.