14 de maio de 2011

Orkut continua o preferido dos brasileiros

O Orkut, rede social pertencente ao Google, está reagindo ao avanço dos concorrentes no Brasil, principalmente o Twitter e o Facebook. O plano, executado pelo novo presidente do Google, Fábio Coelho, é aquecer o interesse dos internautas pelo Orkut, que tem 85 milhões de usuários mundialmente, a maior parte deles brasileiros.

Uma das estratégias do Orkut foi posta em prática nesta semana: trata-se da transmissão de conteúdo ao vivo. O primeiro vídeo a ir ao ar contou com a participação da cantora baiana Pitty.

Em dez dias, a comunidade criada para promover a apresentação teve 5 milhões de adesões e recebeu cerca de 500 mil comentários, entre eles perguntas que poderiam ser encaminhadas à cantora e pedidos de música.

A apresentação entrou para o trending topics do Twitter (lista de assuntos mais comentados e tuitados). Inicialmente, pelo menos um vídeo deve ser colocado no ar mensalmente.

“A ideia é engajar mais os nossos usuários e testar novas formas de conteúdo’’, afirma Estaban Walther, diretor de marketing do Google para a América Latina.

Em março, o Orkut registrou 32,1 milhões de acessos de visitantes únicos, contra 18,5 milhões do Facebook. No entanto, o crescimento do Facebook na comparação com o mesmo período de 2010 foi muito superior: 207%, contra 25% do Orkut.

Para Walther, isso não é problema. “O brasileiro gosta de testar novas tecnologias, o que não significa que esteja abandonando as mais antigas’’. O Orkut também está lançando páginas patrocinadas, customizadas, semelhantes às do YouTube.

As Casas Bahia e a Nike Futebol estão entre as primeiras empresas a aderir a esse pacote de customização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.