13 de maio de 2011

Festival da Galinha Caipira movimenta fim de semana

Festival trará cardápio à base de galinha caipira - foto Fco Fontenele

Se você ficou com água na boca só de ver a foto que ilustra esta matéria uma boa chance de saciar sua fome é participar do I Festival da Galinha Caipira dos Choros, em Canindé, de hoje a domingo. Durante os três dias do evento os amantes da galinha caipira, prato típico do sertão cearense, vão poder degustar um cardápio feito inteiramente à base desta carne.

Resultado de parceira entre a Prefeitura de Cascavel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Festival será uma oportunidade de desenvolver a economia do lugar, no que deve se tornar um evento anual. A abertura está marcada para as 18 horas de hoje.

Em seguida, haverá apresentações artesanais e artísticas de bandas locais, corrida de jegue e a mostra gastronômica dos produtores de galinha caipira da região. Segundo a Prefeitura de Cascavel, a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante os três dias do evento.

A iniciativa partiu diretamente da comunidade. Os criadores de galinha caipira procuraram Prefeitura e Governo do Estado para apresentar o projeto. A proposta foi incorporada pelo Sebrae e pelo Banco do Nordeste. Segundo Mônica Sabino, analista técnica do Sebrae, o “grande mote” do evento é dar visibilidade ao trabalho da comunidade, fazendo a sociedade perceber que os criadores podem produzir e obter crédito.

Para atender à necessidade de aprimoramento dos participantes, o BNB organizou palestras voltadas aos produtores, que receberam ainda informações do Sebrae sobre empreendedorismo. A iniciativa possui exemplos anteriores que, segundo Mônica Sabino, já mostram bom resultado, como é o caso do Festival de Arraia, também em Cascavel.

“(O festival) foi uma surpresa para nós, em termos de organização, de público e de qualidade das atrações culturais”, disse a analista. Para a segunda edição, ela afirma que já se percebe uma maturidade dos produtores de arraia. “Eles perceberam a importância de aprimorar as condições de serviço para ter um melhor empreendimento”.

Com informações o Povo OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.