3 de dezembro de 2011

Altaneira realiza 1ª. Conferência Municipal sobre Transparencia e Controle Social

Jovens altaneirenses expõem suas propostas na
1ª. Consocial em Altaneira - foto Heloisa Bitu
Presidida pelo Procurador Geral do Município o Dr. Juraci Rufino Oliveira, foi instalada na manhã de ontem (02/12) no Auditório da Secretaria de Assistência Social a 1ª. Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial.

A 1ª. Consocial com o tema: "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública" é uma etapa preparatória da 1ª. Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social a ser realizada em Brasília.

O Presidente da Consocial abriu os trabalhos com um discurso emocionado, lembrou que faz parte de uma geração perdida em Altaneira, pois o sonho dos jovens de sua época era tirar os documentos e viajar para São Paulo. Lembrou que o povo não deve confundir a coisa pública com o particular, “o prefeito passa e a prefeitura fica, a coisa pública deve ser bem cuidada, pois é de todos” disse o Procurador.

O Dr. Juraci lamentou a pequena participação popular, “um evento como este, o primeiro na história do Município deveria contar com um numero bem maior de participantes, mas infelizmente o povo não acredita nesse tipo de conferência”, lamentou.

O Prefeito Delvamberto Soares, que está em São Paulo, acompanhando tratamento de seu filho Juan, foi representado pelo Vice Prefeito Dedé Pio, que saudou os presentes e em nome do Governo Municipal agradeceu a participação popular e desejou a todos um bom trabalho.

Dedé Pio lembrou, ainda, a grande importância da ConSocial e disse que a transparência será um marco dessa nova gestão.

A banda de música municipal executou os hinos nacional e municipal e alguns números de musica popular brasileira e da música clássica internacional.

A Consocial seguiu com a Palestra “O terceiro setor e o seu papel no Controle Social” com o Professor Carlos Tolovi da Universidade Regional do Cariri – URCA em seguida os participantes ouviram a Palestra “O Controle Social e suas repercurções jurídicas” com o Advogado José Maria Gomes Pereira

Após as palestras foi iniciado um debate com os participantes e foi repassada as Orientações sobre a Priorização, Aspectos Metodológicos e a Facilitação de Grupos da 1ª. Consocial.

Foi servido aos participantes um excelente almoço sob a responsabilidade do pessoal da Assistência Social.

Os participantes retornaram os trabalhos com os debates em grupos e após foi procedido o processo de escolha das propostas e eleitos Delegados para participar da 1ª. Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social a ser realizada em Fortaleza.

Confira outras fotos da Consocial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.