18 de dezembro de 2011

Dia do Município de Altaneira (53 Anos)

Vista Parcial da Cidade Altaneira
Os altaneirenses naturais e domiciliados comemoram na data de hoje (18/12) a emancipação política do Município. Desde a última quinta-feira (15/12) uma vasta programação patrocinada pelo Governo Municipal é dedicada aos festejos do Dia do Município de Altaneira, mas a história da luta dos pela "independência municipal" não é estimulada. 

A ocupação do atual território do Município de Altaneira se deu por volta de 1870, mas somente no ano de 1953, através da Lei nº. 2.194, o povoado é elevado à condição de Distrito de Santa Teresa, passando a pertencer ao Município de Assaré, antes pertencera ä Santana do Cariri e Farias Brito.

A Lei nº. 3.382 de 16 de outubro de 1956 devolve o Distrito Santa Tereza ao Município de Farias Brito, logo após é iniciado a campanha de emancipação política liderada pelo Cel. Manoel pinheiro de Almeida, ex-Prefeito de Farias Brito.

Em 15 de dezembro de 1958 a Assembléia Legislativa aprova o Projeto de Lei nº. 299/58 e em 18 de Dezembro de 1958 o Vice Governador no exercício da Governadoria sanciona a Lei de nº. 4.396/58, criando o Município de Altaneira, que recebeu este nome por sugestão do Pe. David Augusto Moreira.

O Primeiro prefeito de Altaneira foi Francisco Fenelon Pereira e instalou a administração em 11 de dezembro de 1960.

Os festejos em comemoração aos 53 Anos de Emancipação Política do Município iniciaram-se no dia 15 de dezembro com apresentação do Recital de Natal. Seguiu no dia 16 com a I Corrida do São Romão e no Calçadão foi a Noite Gospel com Apresentações Culturais Evangélicas e Show Gospel com as Bandas Yeshua de Fortaleza e Villene Ramos de Pernambuco.

Ontem as comemorações continuaram com o Desfile Cívico pelas principais ruas da cidade e o Hasteamento da Bandeira na Prefeitura Municipal. No Distrito São Romão foi realizada a Semi-final do Campeonato Feminino, Apresentações Culturais e Show com a Banda Forró Bem Bolado.

Pra hoje está previsto logo mais realização da IV Corrida de Rua a Final do Campeonato de Futsal Feminino, uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Município, a entrega das premiações dos campeonatos Show com Arreio de Ouro e Forró da Curtição no Calçadão.

Clique nos títulos abaixo e leia mais sobre o nosso Município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.