14 de maio de 2012

Cartilha feita para crianças mostra era dos dinossauros


Lana Luiza e Alexandre Sales são os autores da cartilha - foto Tarso Araujo

Falar dos fósseis de forma pedagógica. Esse foi o principal desafio do professor Alexandre Sales e da mestranda da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lana Luiza, um casal de pesquisadores que juntos escreveram uma cartilha infantil e ilustrada "Descobrindo os tesouros do Cariri". O trabalho revela em quadrinhos, letras destacadas e leitura fácil o universo do tempo dos dinossauros, ressaltando a fauna e flora da Bacia Fossilífera do Araripe.

Lana Luiza destaca que é uma novidade, no Cariri, alguém escrever sobre esse tema para a criançada. “A ideia era explicar para as crianças como se formam os fósseis aqui. A Geologia e a Paleontologia são ciências, em geral, restritas à universidade”, afirma. Para ela, o livro busca divulgar mais o que é a paleontologia numa região que tem marcantes traços da sua história sendo estudados por paleontólogos.

“Estamos numa região extremamente conhecida no mundo inteiro para a Paleontologia. Os turistas e pesquisadores vêm para cá interessados em conhecer e estudar os fósseis, mas poucas pessoas da região sabem realmente para que essa ciência se destina ”, avalia.

A obra ainda faz um convite aos leitores para conhecerem quatro museus no Cariri, que guardam fósseis e material arqueológico: museu de Santana do Cariri; Lima Botelho, em Jardim; museu do Departamento Nacional de Produção Mineral, em Crato; e a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.

O trabalho foi aprovado pelo Governo do Estado, contemplado em edital da Secretaria Estadual da Cultura do (Secult) e transformado em cartilha. Cerca de 600 exemplares foram entregues à Secretaria para distribuição nas escolas estaduais.

Outra parte interessante desse trabalho, segundo Lana, são as palestras feitas nas escolas

Para o professor Alexandre Sales, paleontólogo da Universidade Regional do Cariri (Urca), a cartilha e as palestras têm como intuito divulgar o campo da Paleontologia. “É preciso que as pesquisas se ampliem”, diz.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.