2 de maio de 2012

Comemorações do Dia do Trabalho leva quase 1 milhão às ruas de São Paulo


foto montagem das comemorações do Dia do Trabalho em São Paulo  Rahel Patrasso/Frame/AE e Eduardo Enomoto/R7
Quase 1 milhão de pessoas prestigiaram as comemorações do Dia do Trabalho promovidas pelos sindicatos dos trabalhadores em São Paulo nesta terça-feira (1º). Com shows de Luan Santana e outros cantores conhecidos no cenário nacional, a festa da Força Sindical atraiu mais visitantes que a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Tanto a comemoração da CUT como a da Força Sindical têm como atrações shows musicais com cantores renomados no cenário nacional e a presença de políticos de vários partidos. Os líderes sindicais aproveitaram a festa para fazer reivindicações em prol dos trabalhadores.

Os principais pedidos são o fim do fator previdenciário, usado como cálculo das aposentadorias dos brasileiros; a redução da jornada de trabalho sem impacto no salário dos trabalhadores; isenção do Imposto de Renda sobre o PLR (Participação nos Lucros e Resultados); e, no caso da CUT, o pedido do fim da contribuição sindical, que sai diretamente dos salários dos empregados.

No Campo de Bagatelle, na zona norte da capital paulista, quase 800 mil pessoas passaram pela festa, segundo estimativas da Polícia Militar. Já no Anhangabaú, no centro de São Paulo, onde a CUT realiza a sua comemoração, aproximadamente 30 mil participantes estavam no local no início da manhã, de acordo com informações extraoficiais da PM.

O presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, destacou a importância da luta dos brasileiros em favor dos direitos trabalhistas.

— Nesse dia, fazemos shows, mas também temos que buscar melhores condições de trabalho. Temos que manter essas questões, sobre o fator previdenciário e a participação nos lucros, e também insistir na redução dos juros bancários, que ainda são muito altos para o trabalhador brasileiro.

A CUT, cuja principal bandeira deste ano é o fim da cobrança do imposto sindical, colocou uma urna no Vale do Anhangabaú para reunir votos do plebiscito pelo fim do imposto. O assessor da CUT em São Paulo, Carlos Murilo, o objetivo é mostrar ao trabalhador para onde vai o dinheiro da contribuição.

— Queremos aproveitar o 1º de maio para fazer esse debate junto à classe trabalhadora. Os trabalhadores são convidados a participar e informamos o que é o imposto e qual é a finalidade. O movimento de trabalhadores [na festa] está dentro do esperado e, na última contagem da urna, a cerca de uma hora, foram contabilizados quase 5.000 votos.

Com informações Portal R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.