2 de maio de 2012

Passeio ciclístico, festa e inauguração marcam o Dia do Trabalho em Fortaleza

Ciclistas participaram da 17ª edição do passeio anual promovido pelo Sesc-CE – foto Edimar Soares

Milhares de ciclistas cotidianos ou apenas de fim de semana aproveitaram a data para se divertir. Segundo a organização, foram cerca de cinco mil os participantes que percorreram ruas do Centro, da Jacarecanga, da Praia de Iracema. O percurso foi acompanhado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), que interrompiam o trânsito para passagem do passeio.

À tarde, na Praça do Ferreira, trabalhadores se reuniram no misto de ato político e show, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). “A redução da jornada de trabalho é o nosso carro-chefe”, disse o presidente da CUT-CE, Jerônimo Nascimento. Outra reivindicação, segundo ele, é quanto ao novo Código Florestal. “Nós da CUT temos posição fechada de exigir que a presidente Dilma (Rousseff) vete o novo Código”, afirmou.

O 1º de Maio foi também dia de inauguração. O Centro ganhou o Plebeu Gabinete de Leitura. No espaço, aberto ao público no prédio da Associação Cearense de Imprensa (ACI), um vasto acervo de literatura está à disposição para apreciação, pesquisa, estudos. São mais de 12 mil exemplares doados pela professora e pesquisadora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) Adelaide Gonçalves.

O objetivo é compartilhar histórias e pensamentos. “A leitura é um direito de toda gente. E a leitura que cola fundo no coração precisa ser compartilhada”, detalhou a professora durante a inauguração. Para Adelaide, o local deve ainda ser nascedouro de mais literatura.

Com informações Portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.