18 de maio de 2012

Secretaria de Saúde mobiliza municípios na vacinação contra gripe


A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que teve início no último dia 5, termina no dia 25 deste mês. A cobertura da população-alvo, nos municípios cearenses, está em média, até às 14 horas desta quinta-feira, 17, em 35,85%. Nos 184 municípios, conforme o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, foram aplicadas 470.449 mil doses da vacina.

A população-alvo da campanha de vacinação contra Influenza 2012 no Ceará é composta por 197.078 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 85.480 trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento para influenza, 98.539 gestantes, 22.215 indígenas e 909.475 idosos a partir de 60 anos, totalizando 1.312.787 pessoas. A meta da campanha é imunizar o mínimo de 80% dessa população.

O objetivo da campanha nacional de vacinação contra a gripe é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por infecções pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção. Além da vacina contra a gripe, a campanha também oferece a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano. Quem ainda não se vacinou deve ir a um posto de saúde do seu município. As doses de vacina contra a gripe disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios é suficiente para imunizar toda a população-alvo da campanha.

Estudos demonstram que a vacinação contra influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população-alvo da campanha está sendo imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

Com informações Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.