23 de setembro de 2012

Eleitores comentam debate nas redes sociais

Delvamberto, Tolovi e Joaquim no final do debate - foto João Alves
Após a conclusão o debate dos candidatos a Prefeito de Altaneira, transmitido pela Altaneira FM iniciou-se nas redes sociais Facebook e Twitter outro debate entre os participantes.

Para o Professor e Blogueiro Nicolau Neto o Debate foi importante, um momento de exercício de cidadania e da prática democrática. “No entanto, devemos frisar que o projeto do debate realizado pela emissora altaneira fm e mediado pelo professor mestre da URCA Carlos Alberto Tolovi não permitiu a participação efetiva do povo, uma vez que um dos momentos que iria proporcionar isso, a saber, as perguntas direcionadas aos candidatos não foram feitas pelo povo, mas sim por pessoas ligadas as duas coligações ( secretárias, vereadores, etc, o que foge a prática democrática de fato)” escreveu Nicolau.

O Professor Dhony Nergino elogiou o debate e parabenizou o Professor Tolovi pela realização. “Fiquei muito impressionado com a qualidade do debate, vi um Delvamberto muito objetivo e convicto de um trabalho de continuidade para 2013 e de outro lado um Joaquim Rufino com ideias e propostas também valiosas a população de Altaneira, ao final do debate foi legal quando em suas considerações finais os dois candidatos demonstraram uma certa cordialidade e troca de elogios, no demais vejo que nossa Altaneira tem muito a ensinar para os outros municípios, agora cabe a população exercer o seu direito e votar convicto e com certeza em quem escolher, mais uma vez parabéns a todos e boa sorte aos Prefeituráveis” postou o Professor.

Já Hernandez Mandu amigo da vizinha cidade de Assaré postou “Altaneira nesse momento de democracia, está um passo a frente da maioria dos municípios da região do cariri. ouvi o debate pela internet e fiquei impressionado com a qualidade do debate por parte dos candidatos e da organização do mesmo. parabéns Altaneira, lamento o meu município não ter ainda essa iniciativa que é tão valida para um processo de democracia que estamos vivendo agora.”

O jovem Wanderful Kabuto também elogiou a realização do debate e postou: “Delvamberto Soares mandou muito bem nas perguntas e nas respostas, Joaquim Rufino também, apesar de ter se perdido em algumas respostas e voltado atras nas maiorias das vezes!” escreveu.

A estudante Ana Flávia Lima escreveu que o debate sem dúvidas foi um momento muito importante nessa fase eleitoral que vivenciamos. “O que me angustia é ouvir de algumas pessoas, uma discussão medíocre, fútil e banal sobre quem "venceu" o debate sem discutirem minimamente sobre as ideias apresentadas, apenas defendendo "o lado que lhe agrada". Essa falta de conhecimento de uma parte da população sobre a verdadeira finalidade do debate me deixa triste, preocupada, decepcionada, revoltada - não necessariamente nessa ordem. O povo precisa se conscientizar que esse conflito de ideias gerados no debate serve para que possamos analisar os candidatos e decidirmos corretamente quem vai vencer nas urnas, pois lá sim terá um vencedor, e este terá nas mãos o futuro da nossa cidade e consequentemente o nosso”, postou Ana.

O Bacharel João Paulo Batista postou que o debate realmente foi bastante proveitoso. “Altaneira está acelerando cada vez mais o seu processo de conscientização e amadurecimento político. Assistindo o debate, percebi o quanto ela mudou em pouco tempo, não somente na questão política, mas principalmente na questão da educação, pois sabemos que, um evento dessa magnitude só se faz possível, com um público capacitado também” escreveu João

Para o professor Jose Evantuil os grandes assuntos do município não foram abordados como estrada, geração de postos de trabalho fora da prefeitura, mas considerou disse população está de parabéns pelo ato democrático.

O jovem Givanildo Gonçalves escreveu que o debate foi o maior evento que as coligações poderiam oferecer aos eleitores altaneirenses “um espaço onde foi colocado na mesma balança, sem privilégios e nem perseguição, os dois candidatos, prontos para defenderem suas ideias e buscar esclarecer suas metas para a comunidade. houve falhas certamente, como citou o amigo Nicolau Neto, com certeza a comunidade teria muitas perguntas a serem feitas a ambos os candidatos, porém o tempo era pouco para abrir espaço para todas as perguntas. No jogo de perguntas, vimos por algumas vezes a falta de clareza e objetividade em algumas respostas, o candidato Joaquim Rufino, por exemplo, logo de cara se equivocou e não conseguiu deixar uma resposta clara na primeira pergunta.”

A servidora municipal Socorrinha Lima levantou o debate em relação ao apoio do atual Governo Municipal à ARCA “Joaquim Rufino citou que o atual prefeito Delvamberto Altaneira não dava apoio a ARCA, mais não é verdade pois desde antes mesmo de pensar em ser candidato em altaneira ele já contribuía com a ARCA e continua, diferentemente de outro que lá estava que o que fez de bom foi mandar cortar água e luz do prédio e querer alugar para deixar nos da ARCA no meio da rua, acho muito engraçado essas coisas que acontece com a ARCA, devemos muito ao nosso deputado Genecias Noronha que através de Delvamberto patrocinou o grupo de capoeira. Eu como tesoureira da ARCA só tenho a gradecer a todos que contribuíram e contribuem com o nosso trabalho” escreveu Socorrinha.

Givanildo postou ainda em outro tópico que a comissão de ética formada por professores da Faculdade Leão Sampaio fizeram algumas observações durante o debate, relacionadas a seguir:
"1- Fogos! (foi um integrante da coligação Altaneira melhor para todos).
2- Fuga do tema em questão! (Joaquim Rufino).
3- Direito de resposta ao [40] (Ataques Pessoais).
4- Desarticulado! [14] Parece ter algo a denunciar, mas tem medo!"

O candidato Delvamberto postou no seu perfil da campanha um resumo do debate e os agradecimentos a organização.

Até o fechamento desta postagem não existia nenhuma referência ao debate no portal do Professor Joaquim Rufino nem do Blog do Vereador Adeilton, nem tão pouco em seus perfis nas redes sociais.

Um comentário:

  1. De fato, foi um dos momentos mais importantes na história política de Altaneira. Ato marcado, principalmente pela maturidade dos candidatos, rompendo as barreiras das rivalidades e conflitos partidários/pessoais, apresentando-se, acima de tudo, como respeitadores mútuos um do outro, algo que não víamos em pleitos anteriores.

    Parabenizar a ARCA/AltaneiraFM através de seu representante é essencial por ter nos proporcionado tal momento.

    Parabéns Delvamberto, parabéns Joaquim Rufino, pela postura tomada durante o debate.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.