18 de setembro de 2012

Juventude altaneirense discute política de forma séria e crítica

O Jovem Givanildo Gonçalves durante participação na Consocial - foto de arquivo

Altaneira sempre esteve na vanguarda política em relação aos demais municípios da região. Apesar de ser o único Município em que a oposição nunca ganhou uma eleição, os jovens sempre mostraram força com seus pensamentos críticos.
 
Nas décadas de 80 os jovens se reunião no grupo de jovens JUFA que apesar de fortes ligações com a Igreja Católica sempre saiam duras críticas aos mandatários de plantão. Foram fundadores desse grupo, dentre outros, o atual Prefeito Delvamberto e o Vereador Deza Soares, ambos candidatos a reeleição nesse pleito.

No início da década de 90 alguns jovens decidiram por fundar o Sindicato dos Servidores Municipais, também o primeiro da região do Cariri. O SINSEMA mantinha um jornal quinzenal onde se escrevia sobre direitos e ações da entidade e despertava o servidor o senso crítico dos servidores.

Com o acesso a rede mundial de computadores o jovem altaneirense exercita sua cidadania nas redes sociais, no princípio no Orkut e atualmente no Facebook, onde atualmente dois grupos “A Política de Altaneira” e “Jovens Politizados” os jovens escrevem seus pensamentos, além de vários blogs com destaque para o “Informações em Destaque” do Professor Nicolau Neto.

Ontem o jovem Givanildo Gonçalves publicou um comentário que mostra o senso crítico de nossa juventude politizada. Ele postou uma imagem de um filho perguntando ao pai porque existe corrupção. Vejamos o que escreveu Givanildo:

“Se um dia quando tiver um filho(a) e ele(a) me fizer esta pergunta responderei o seguinte:

A corrupção é um ciclo vicioso, onde pessoas influenciam outras a entrarem e permanecerem, sendo assim existem diversas causas que contribuem para essa existência, por exemplo, pessoas que vendem seus votos e elegem candidatos que tornam-se "coronéis" de seus eleitores, fazendo assim com que estes não tenham o direito de pensar.

Por existir pessoas que preferem ouvir uma música que só fala pornografia ou descaso às mulheres, influencia à bebedeira, dessa forma não adquirem cultura e não conhecem músicas que despertam o sujeito crítico à realidade, vale ressaltar que é isso que o "gestor coronel" mais deseja, seguindo o ciclo vicioso alguns políticos formam nas cidades a "Política do Pão e Circo" dão o de comer e o entretenimento distanciando assim o sujeito da sua própria realidade, e isto é feito de diversas maneiras e em vários níveis, Município, Estado, União, Governo, Empresas.

As pessoas são levadas a gostar de coisas que influenciam o Capitalismo, mesmo sem se tocar, hábitos diários que não nos damos conta, assistir uma partida de futebol, em estádio ou na TV, sem as torcidas nenhum time teria tanto dinheiro para pagar os jogadores, se futebol não fosse um "circo" tão adorado pela população os governantes não investiriam mais em estádios do que em educação, esse tipo de ação torna as pessoas presas aos que interessa ao governo.

Por outro lado, empresas proprietárias de grandes marcas apoiam grandes governantes e estes tem de alguma maneira retribuir com este apoio, o que torna o clico ainda mais vicioso e onde mais atinge a população, veja as "festas" oferecidas pelos governantes são sempre grupos sem cultura, que influenciam as pessoas a comprarem ou seguirem as marcar que apoiam os governantes.

É também por existir pessoas que se dizem conscientes e que ainda elegem para cargos públicos pessoas que roubam mas rouba para dar aos pobres, de toda maneira está tirando de todo o povo para dar a uma classe de pessoas.

Concluo assim a corrupção existe por que as pessoas que se importam com este problema são poucas em relação ao tamanho da arma utilizada para alienar o restante da população e a munição desta arma é muito maior.”

Um dos objetivos do nosso Blog é despertar o interesse dos jovens pela política, mostrando a diferença entre política e politicagem.

Um comentário:

  1. Bela reflexão do amigo Givanildo. Agradeço ao Dr. Soares que sempre que possível cita a importância do portal de comunicação INFORMAÇÕES EM FOCO em contribuir no processo da politização da nossa juventude e no exercício da cidadania.

    Parabéns pela excelente matéria Dr. Soares.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.