8 de setembro de 2012

Valor de conta de luz vai ter queda de 16,2% para residencias

Governo anunciou ontem redução para residências e industrias – foto  Deivyson Teixeira
A presidenta Dilma Rousseff anunciou uma redução de 16,2% na tarifa de energia dos consumidores residenciais e de até 28% para o empresariado, segundo Dilma, a medida visa aumentar a competitividade do País e diminuir o custo de produtos nacionais.

O plano de redução será detalhado em cerimônia no Palácio do Planalto, napróxima terça-feira. A intenção é que a redução seja repassada a empresários e consumidores já em 2013, afirmou Dilma no pronunciamento.
A queda na conta de luz será possível pela retirada de encargos federais que encarecem a eletricidade - como a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) e a RGR (Reserva Global de Reversão) - e pela negociação com as atuais concessionárias de hidrelétricas.

Em discurso, a presidente destacou que o Banco Central reduziu os juros de 12,5% para 7,5% desde agosto de 2011. Em seu pronunciamento no Dia do Trabalho, há quatro meses, Dilma cobrou dos bancos privados a redução mais contundente das taxas de juros.

Na ocasião, disse não haver justificativa para os patamares praticados e que o setor financeiro “não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros”.

Dessa vez, Dilma deu um novo puxão de orelha: “Confesso que ainda não estou satisfeita. Porque os bancos, as financeiras e, de forma muito especial, os cartões de crédito, podem reduzir ainda mais as taxas cobradas ao consumidor final, diminuindo para níveis civilizados seus ganhos.”

A presidente acrescentou: “Não se surpreendam que esta nova arrancada (no crescimento econômico) se dê no mesmo momento em que o mundo se debate em um mar de incertezas. Isso não ocorre por acaso”.

A presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa, classificou a ação como “fantástica”. Também afirmou que a presidente da república está “apostando na competitividade do País”. A presidente do CIC comentou que Dilma está “mexendo em alguns vilões do custo da indústria.

Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, também elogiou a medida. “Como qualquer diminuição que haja em produtos industriais, vai ser muito benéfico para a indústria e vai trazer condição de maior competitividade”, argumentou.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.