5 de novembro de 2013

Uma visita ao Museu do Catetinho em Brasília

Conhecido como Palácio de Tábuas, o Catetinho foi a residência do
Presidente durante a construção de Brasília - foto Elmano Rodrigues 

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na cidade de Brasília. O nome é uma ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como “Palácio de Tábuas”.

Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas. Ainda hoje de pé, abre-se aos visitantes alguns cômodos, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.

Um programa educativo concebido e realizado pela ONG Tríade Patrimônio Turismo Educação, denominado “Visite o Catetinho” propõe uma viagem no tempo pelos acontecimentos marcantes da época da construção de Brasília.

A visita é mediada pelo espetáculo teatral Palácio de Tábuas, que conduz estudantes e educadores de forma interativa e lúdica pelos espaços e pelas acomodações do Museu do Catetinho.

Com o enfoque da educação patrimonial, o programa utiliza a linguagem cênica para estimular a curiosidade, a imaginação e a participação do público.

O percurso é inspirado nos feitos e na aventura da saga da construção da nova Capital, iniciada com as obras da primeira residência oficial do então presidente JK.

A memória em cena traz à tona as coisas de ontem e as de hoje, estimulando a reflexão do público sobre o passado, o presente e o futuro.

Confiram fotos deste blogueiro em recente visita ao Catetinho:
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.