18 de abril de 2018

TRE mantém cassação de prefeita e vice de Santana do Cariri


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve ontem (17/04) a cassação dos diplomas de Danieli de Abreu Machado (PDT) e Juracildo Fernandes da Silva (PCdoB), eleitos em 2016 para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de Santana do Cariri. Eles haviam sido cassados em primeira instância ainda no ano passado por abuso de poder político e econômico.

O juiz titular da 53ª Zona Eleitoral, Herick Bezerra Tavares, determinou a cassação da dupla, em 19 de julho, por nomeações irregulares durante a campanha eleitoral.

A oposição acusou os adversários, nos autos, de abusarem do poder político ao nomear “centenas de pessoas para ocuparem cargos em Comissão na Administração Pública local, além de terem contratado outro número expressivo de pessoas para prestarem serviços temporários ao município, com o nítido propósito de cooptar votos e conseguir o apoio político dos beneficiados pela via transversa dos cargos públicos, bem como seus familiares”.

O juiz, na sentença, argumentou que a prática ilícita é dotada de “gravidade suficiente para ensejar a cassação do registro/mandato” dos gestores da cidade. Tavares diz ainda que a aplicação isolada da pena de multa não é “suficiente” para punir as irregularidades.

Em entrevista ao jornal O POVO, no ano passado, o vice-prefeito Juracildo Fernandes negou as práticas narradas pela oposição. “Desconheço isso”, limitou-se a dizer.

A defesa dos dois réus não foi localizada pela reportagem do jornal O Povo. Posteriormente, o TRE vai divulgar providências para nova eleição no município.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.