7 de abril de 2018

Lula, prisão, asilo político e desobediência civil por Nicolau Neto

Já ouviu falar em Desobediência Civil? Em Asilo Político? Se ainda não, saiba que são instrumentos perfeitamente plausíveis e legalmente aceitos contra atos imorais e injustos.

Os que o acusam não conseguiram até o momento provar sua responsabilidade. A condenação de Lula não é para acabar com a corrupção. Não há nenhuma intenção em eliminar essa prática imoral, antiética e ilegal que corrói nosso sistema político partidário.

Se assim fosse, Aécio Neves já estaria preso; Temer fora do poder que ele junto com outros/as usurpou; Romero Jucá perderia suas funções e consequentemente preso e tantos e tantos outros/as que ajudaram a construir o golpe jurídico-parlamentar-midiático que arrancaram a presidente Dilma do cargo.

A condenação e, por conseguinte a prisão do Lula é uma condenação e uma prisão política.

E um ato condenatório que levou a uma prisão sem provas de responsabilidade, e baseado apenas em convicção não merece ser cumprido, mas desobedecido. É legal, é constitucional.

Resta saber se é mediante asilo político em qualquer outro país que respeite as leis maiores e o regime democrático de direito, ou simplesmente com uma desobediência civil. Ou talvez as duas alternativas

Publicado originalmente no Blog Negro Nicolau