16 de junho de 2018

TRE-CE adota novo sistema para cadastrar e convocar mesários


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) adotou novo método para cadastrar mesários e auxiliares que trabalharão nas eleições de 2018. Trata-se do Sistema de Convocação Eletrônica de Eleitores (Convoca-E), ferramenta que permitirá aos cartórios eleitorais de todo o Estado convocar os colaboradores por meio de um endereço na internet.

Os interessados devem preencher o formulário no site do TRE-CE. A partir de 6 de julho, a Justiça Eleitoral enviará aos cadastrados um e-mail com um código convocação. Após receber a mensagem, o colaborador deverá acessar o site do TRE-CE e digitar o código recebido para validar a convocação.

Nas eleições de 2016, as cartas convocatórias eram enviadas pelos Correios ou por oficiais de justiça das zonas eleitorais. Segundo o TRE, o alto custo e a demora na entrega das convocações “dificultaram o serviço”.

Segundo a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Águeda Gurgel, o sistema Convoca-E está de acordo com uma política de melhor gestão dos custos operacionais, racionalização do uso do papel e consequente redução do impacto socioambiental. Ela ressalta que o novo sistema aumenta a agilidade e diminui as despesas relacionadas ao envio de cartas. A expectativa de economia com a convocação por e-mail é em torno de R$ 600 mil.

Dez mil pessoas já se cadastraram para trabalhar. O número ainda não é suficiente, pois no Ceará atuarão 86 mil mesários no próximo pleito.

Em favor dos voluntários, a Lei das Eleições prevê a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de atividades prestadas à Justiça Eleitoral. Além disso, receberá um certificado de participação e vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital.

SERVIÇO:

Como se cadastrar

Quem pode participar: eleitores com mais de 18 anos

Quem não pode participar: Parentes em qualquer grau ou servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma Mesa; membros de diretórios de partidos desde que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencerem ao serviço eleitoral

Como se inscrever: Caso o eleitor deseje ser mesário pela primeira vez, deve acessar a página do TRE-CE e preencher o formulário de inscrição de mesário voluntário.

Caso o eleitor já tenha atuado como mesário, deve preencher apenas o formulário de autorização para receber sua carta de convocação via e-mail, disponível no site do TRE-CE, no banner Convocação Eletrônica de Eleitores.


Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.