22 de janeiro de 2019

Entidades realizam ato contra o fim da Justiça do Trabalho

Manifestantes fizeram abraço simbólico ao Fórum Trabalhista em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)
Entidades, associações e centrais sindicais se uniram contra uma possível extinção da Justiça do Trabalho, em manifestação na manhã de ontem em frente ao Fórum Autran Nunes, no Centro. No ato, o clima era de preocupação com causas sociais diretamente afetadas por um possível fim de uma justiça especializada nas causas trabalhistas.

O movimento ocorre em resposta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que afirmou, em entrevista ao SBT de 3 de janeiro, que estuda o fim da Justiça do Trabalho.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, definiu o momento como histórico. 

"Não é contra governo algum. É a favor da democracia, dos direitos fundamentais. A Justiça do Trabalho é extremamente eficiente, garante a eficácia dos direitos do trabalho no Brasil. Não podemos permitir que uma instituição como essa, que já garantiu a vida e a dignidade de tantas vidas, corra o risco de acabar", ponderou.

Dantas anunciou que haverá um fórum permanente para discutir justiça do trabalho no Estado e dar continuidade ao movimento iniciado ontem. Participaram do evento advogados, procuradores, juízes.

A manifestação foi puxada pela Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace). Nos sindicatos, a presença maior foi marcada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort).

"Entendemos a importância de todos os movimentos sociais estarem à frente desse ato. Já basta o presidente Bolsonaro ter extinguido o Ministério do Trabalho. A Justiça do Trabalho é para o trabalhador. Ela tem dado muito resultado e o fim seria a crescente precarização dos serviços e também falta de fiscalização que vai existir, por exemplo, nos acidentes de trabalho", declarou Nascelia Silva, presidente do Sindifort e secretária-geral da Intersindical no Ceará.

Entoando gritos de "ninguém solta a mão de ninguém", o Sindifort puxou um abraço coletivo ao Fórum Autran Nunes.

Erinaldo Dantas citou ainda ofício do Tribunal Superior do Trabalho (TST), enviado às Cortes Regionais, desmentindo possível extinção da área. 

"O presidente do TST disse que esteve com o presidente Bolsonaro que afirmou: 'não está no nosso radar acabar com a justiça do trabalho'", comentou Dantas.

A frase "Ninguém solta a mão de ninguém" repercutiu logo após o fim do segundo turno das Eleições 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro para a Presidência da República.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.