14 de janeiro de 2019

Rodrigo Maia tentará viabilizar apoio da bancada cearense


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), aterrissará em Fortaleza hoje (14/01) , por volta de 11 horas. Candidato à reeleição na Casa, ele encontrará a partir de 12 horas o governador Camilo Santana (PT). no Palácio da Abolição, além dos 22 deputados que compõem a bancada cearense da legislatura de 2015 a 2019. Deste grupo, 40% dos deputados conseguiram reeleição.

Além da apresentação de projeto da Câmara junto com o Supremo Tribunal Federal (STF) de combate ao crime organizado, o jornal O POVO apurou que Maia aproveitará para tentar viabilizar seu nome entre os cearenses para novo mandato como presidente.

Conforme o deputado federal Domingos Neto (PSD), depois da reunião, Maia almoçará com Camilo e os deputados no Palácio da Abolição. Neto defende que Maia seja reeleito, já que na Câmara tem bom trânsito com setores à esquerda e à direita.

"Acredito que na bancada cearense ele tem um trânsito muito bom, pois a maioria dos partidos que o apoiam em nível nacional, apoia em nível estadual também".

Mesmo assim, Neto diz que ainda há o que ser dialogado com alguns deputados, sem especificar quais. Segundo o deputado, ele ainda terá momento com o senador Cid Gomes (PDT). Maia também passará por veículos de imprensa e, à noite, jantará com deputados na casa de Domingos Filho (PSD).

Em reunião da executiva nacional, a maioria dos membros da sigla se decidiu por Maia. Isso, entretanto, ainda não significa que o atual presidente da Câmara terá apoio total pedetista.

Conforme o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, a questão depende dos outros partidos que compõem o bloco de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), PSB e PCdoB. Segundo Lupi, o PSB deu sinal negativo. O PCdoB, entretanto, ainda não se definiu.

Confirmando versão de Lupi, o deputado federal Fábio Henrique (PDT-SE) disse, pelo Twitter, que o partido, "pela sua absoluta maioria", deu indicação de apoio ao deputado.

Correligionário de Maia, o deputado estadual João Jaime confirma que uma das prioridades da visita é a busca por apoio.

Na avaliação de Jaime, a vitória de Maia seria positiva para o Ceará. "Não é questão ideológica, é sobre o que é prioridade na votação". > A bancada do Ceará, diz o deputado, terá a "oportunidade de dar apoio a ele". Jaime afirma ainda que vê simpatia de Camilo Santana pelo nome de Maia.

A reportagem tentou contato com o líder do PDT na Câmara, o cearense André Figueiredo, tanto por telefone quanto por WhatsApp. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

A visita de Maia a Fortaleza ocorreria no último dia 8. A crise na Segurança Pública, entretanto, o fez cancelar a agenda. Além de Maia, são candidatos Arthur Lira (PP-AL), João Henrique Caldas (PSB-AL), Capitão Augusto (PR-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Ricardo Barros (PP-PR).

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.