31 de maio de 2020

Governador anuncia, sob novos termos, a renovação do decreto de isolamento social no Ceará

O governador Camilo Santana anunciou a prorrogação do decreto ao lado do prefeito de Fortaleza Roberto Claudio (Foto: Reprodução/Facebook)


Camilo Santana (PT) divulgou ontem (30/05), sob novos termos, a renovação do decreto estadual de isolamento social. Além da abertura gradual de atividades econômicas, na fase de transição que vai de amanhã, 1º, a 7 de junho, e consequente fim do confinamento rígido em Fortaleza, o chefe do Executivo Estadual determinou que sete municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado adotem medidas de isolamento rígido para contenção das contaminações pelo novo coronavírus. Assim, Camocim, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú e Sobral ficarão em lockdown devido à alta incidência da doença.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) também participou do anúncio, e apontou indicadores favoráveis na saúde, mas salientou que "com exceção das atividades que serão permitidas, a grande maioria da população vai continuar sujeita às ações do isolamento social". 

Reafirmando que a Capital passa a apresentar uma tendência de "estabilização para diminuição (dos casos), principalmente (dos que chegam) no sistema de saúde", o governador indicou a preocupação com os demais municípios do Estado. "O fenômeno agora dessa pandemia é que ela começa a aumentar em algumas regiões do interior do Estado do Ceará", disse Camilo.

O decreto veio logo após a atualização dos números do IntregaSUS que incluíram 9.427 casos confirmados - totalizando 47.822 casos e 2.956 óbitos. As novas confirmações, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), se tratam, em sua expressiva maioria, de testes rápidos feitos sob estratégia de testagem em massa nos municípios.

Foram incluídos à plataforma 22.350 novos testes (totalizando 115.816), com 42,1% deles atestando positivo para Covid-19. As novas confirmações se concentram, sobretudo, fora de Fortaleza, sendo 1.673 na Capital (17,7%) e 7.754 (82,3%) nos demais municípios - principalmente em Sobral, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Itarema, Quixadá, Itapipoca, Acaraú, Redenção e Morada Nova, de acordo com a Sesa.

Com 2.132 casos confirmados e 68 óbitos, Sobral ocupa agora a segunda posição do Estado em número de pessoas infeccionadas por Covid-19. Por meio de nota à imprensa, a Prefeitura de Sobral afirmou que já "havia adotado medidas mais rígidas de controle desde o dia 8 de maio". Hoje, o prefeito Ivo Gomes (PDT) deve expedir decreto municipal ratificando o decreto do governador.

Maracanaú, com 1.467 casos e 106 óbitos, deve realizar um isolamento rígido em moldes diferentes dos que estão sendo praticados em Fortaleza. Conforme assessoria da Prefeitura, a rigidez das regras de confinamento social serão aplicadas em "todas as atividades que não estão autorizadas a funcionar", mas a reabertura econômica, traçada em fases, também irá "vigorar normalmente a partir de segunda-feira".

A prefeitura cederá guardas municipais e fiscais "para contribuir na fiscalização do isolamento e do cumprimento das fases" do plano. A nota ainda informou que o isolamento social na cidade foi prorrogado até 30 de junho.

A prefeitura de Caucaia, cidade que registra 1.659 caso e 80 óbitos, afirmou que já adota medidas de isolamento, mas que a partir do decreto estadual, irá publicar novo decreto amanhã "com medidas mais rigorosas".

Por meio de nota, a Sesa informou que o Estado está "construindo mais dois hospitais de campanha, um em Caucaia e o outro em Maracanaú", cada um com 40 leitos. A pasta ainda indicou a intensificação da realização de reuniões do governador com os prefeitos das cidades.

Cinco cidades localizadas mais ao norte do Estado -Itapipoca, Itarema, Acaraú, Camocim e Sobral - e duas da RMF - Maracanaú e Caucaia - devem adotar lockdown de 1º a 7 de junho.

Além da Capital três municípios no Ceará registram mais de 1 mil casos, são eles:

Sobral: 2.132 casos confirmados - 4,4% do total de casos do Ceará - 68 óbitos confirmad

Caucaia: 1.659 casos confirmados - 3,4% do total de casos do Ceará - 80 óbitos confirmados

Maracanaú: 1.467 casos confirmados -3% do total de casos do Ceará - 106 óbitos confirmados

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.