9 de maio de 2020

Amazônia brasileira atinge novo recorde de desmatamento entre janeiro e abril

Desmatamento da Amazônia segue em escalada desde o início do governo Bolsonaro (Foto: Carl de Souza)

O desmatamento na Amazônia brasileira atingiu novo recorde nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira, 8, que revelam uma tendência preocupante após os incêndios que proliferaram na região em 2019.

Entre janeiro e abril, 1.202 km² de floresta foram devastados, segundo dados baseados em imagens de satélite do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do governo.

Isso significa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado e é o número mais alto para o período de janeiro a abril desde 2016, quando as medições foram iniciadas.

Esses dados novamente questionam a política do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à proteção da maior floresta do planeta, que o Brasil abriga 60%.

Cético em relação às mudanças climáticas, Bolsonaro foi criticado pela comunidade internacional por minimizar os incêndios que atingiram a região entre maio e outubro. Em resposta, ele exonerou Ricardo Magnos Osório Galvão, então diretor do Inpe, responsável pela coleta dos dados.

Somente em 2019, os incêndios contribuíram para a destruição de 10.123 km2 de floresta na Amazônia brasileira, ultrapassando a marca de 10.000 km2 pela primeira vez desde 2008.

A tendência para 2020 é ainda mais preocupante porque o período de incêndios começa em maio, com o início da estação seca. O desmatamento é causado em grande parte por madeireiros ilegais além da mineração e agricultura em áreas protegidas. Depois de derrubar as árvores, os invasores usam o fogo para limpar a área.

Bolsonaro pretende abrir mais regiões protegidas à atividade econômica, argumentando que os povos indígenas devem poder explorar economicamente suas terras ancestrais.

Na última quinta-feira, ele assinou um decreto autorizando as Forças Armadas a combater incêndios e supervisionar o trabalho de agências ambientais entre 11 de maio e 10 de junho.

Os ambientalistas argumentam que seria melhor aumentar o orçamento e o número de funcionários em agências ambientais.

Com informações portal O Povo Online


Leia também:

Aprovação de Medida Provisória favorece aumento de desmatamento na Amazônia, alerta Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.