7 de junho de 2020

Governador prorroga isolamento no Ceará, mas confirma 1ª fase da retomada na Capital

Camilo Santana mais uma vez anunciou as medidas ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Foto: Divulgação/Facebook)


Devido avaliação positiva da redução dos indicadores de coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) confirmou o início da fase 1 do plano de retomada da economia no Ceará em Fortaleza a partir 
de amanhã (08/08). Além do avanço na reabertura, foi anunciada a prorrogação do decreto de isolamento social por mais sete dias em todo o Estado também a partir de amanhã. Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, municípios da Região Norte, terão o atual isolamento rígido renovado. 

A primeira fase do plano que é formado por quatro estágios só começa na Capital. Para os demais municípios cearenses, permanece a fase de transição. Após o fim da nova prorrogação do decreto de isolamento, a situação será reavaliada. Anúncio foi feito por meio de uma transmissão ao vivo no início da tarde de ontem (06/06) junto ao prefeito Roberto Cláudio (PDT). 

Na etapa que começa amanhã na Capital, ficam autorizados a retomar atividades 18 setores da economia, incluindo parte da indústria, construção civil e algumas cadeias do comércio. Medida semelhante já estava em vigor desde 1º de junho, mas ainda em fase de testes. O governador destaca, no entanto, que o Estado segue em isolamento social, sendo proibidas aglomerações em praias, calçadões e praças. 

"Reforço que o avanço dessa retomada depende muito do comportamento das empresas, mantendo os protocolos de funcionamento, de higienização. Depende também das pessoas, que só saiam em extrema necessidade, continuando proibidas aglomerações e com uso obrigatório de máscara em todo o Estado", diz Camilo. 

O prefeito Roberto Cláudio enfatizou: "Essa primeira fase não significa um 'libera geral', muito pelo contrário. A gente continua em isolamento social". 

Camilo Santana destaca que houve "melhoria significativa" nos indicadores da Capital para o novo coronavírus, mas que há preocupação sobre crescimento de casos no Interior, sobretudo na Região Norte do Estado. "Por isso, vamos manter isolamento radical em municípios como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, inclusive recomendando aos municípios da microrregião dessas quatro cidades que também tomem ações restritivas". 

O governador anunciou ainda que, nesse sentido, está sendo ampliada a capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Norte, em Sobral, e em alguns municípios da Região. Nas demais regiões, segue valendo fase de transição prevista no decreto de 1º de junho. "Na Região Norte mantém isolamento rígido, nas outras três (Cariri, Centro Sul e Jaguaribe) vamos observar o comportamento dos indicadores e, em Fortaleza, vamos para a primeira fase da retomada". 

Os shoppings da Capital reabrem amanhã com horário de funcionamento reduzido, das 12 às 20h. Não irão operar nessa fase inicial, salas de cinema, praça de alimentação, atividades de entretenimento e parques infantis.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

A tragédia dos números da Covid-19 no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.