![]() |
Vereador Paulo Robson e o vereador Junior Paulino em sessão plenária (Fotos: Marcos Lima) |
Foi pautado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na noite de ontem (26/05) um projeto de resolução de autoria do vereador Paulo Robson (PSB) que autoriza a Mesa Diretoria da Casa sortear parlamentares para relatar projetos de leis, de resolução e de decretos legislativos em casos que não requer maiores discussões.
O vereador Paulo Robson é o Líder do Governo na Câmara Municipal e presidente da Comissão Permanente da Casa, mas ao longo do primeiro semestre tem reclamado que o atual relator da Comissão, o vereador Júnior Paulino (PT), procrastina o andamento dos projetos de autoria da prefeita Késia (PSB) e de ouros parlamentares da base.
Após a defesa do projeto com todas argumentações positivas da matéria o vereador Paulo Robson foi atacado pelo vereador Júnior Paulino alegando que o mesmo “não tem capacidade técnica para elaborar a matéria”.
Em réplica argumentou que mesmo antes de assumir o mandato estudou o Regimento Interno da Casa e que diante de alguma dificuldade procura especialista sobre o tema, mas ao contrário o vereador petista, engavetou o projeto por 60 dias e nunca leu, pois trata a matéria como “projeto de lei” e “emenda a Lei Orgânica”.
“O senhor não deveria medir a capacidade dos outros pela sua régua, pois é muita curta, tudo que decidi fazer na sua vida profissional procura estudar e se necessário consulta especialistas sobre o tema”, disse o vereador Paulo Robson.
Paulo Robson sustentou ainda que o projeto não retira nenhuma autonomia da Câmara, nem tão pouco “desmoraliza a Casa” como insinuou o vereador Júnior e que apenas agiliza a tramitação de várias matérias no Plenário.
O presidente da Casa, vereador Deza Soares (PT), reforçou os argumentos do vereador Paulo Robson e mencionou que em outros parlamentos existem procedimentos semelhantes e no Senado Federal a indicação do relator pode ser até do presidente da Casa sem sorteio ou consulta ao plenário.
O vereador Junior Paulo, demonstrando profunda irritação com a discussão anunciou que não participará dos sorteios para relatoria, bem como que apresentará “carta de renúncia” da função na Comissão Processante.
A assessoria da Casa não registrou o debate na nota sobre a sessão no portal do Legislativo, mas os fatos foram confirmados pelo presidente da Comissão, o vereador Paulo Robson.
A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real no seu canal no Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.