12 de dezembro de 2010

Altaneira entre os Municípios considerados em Risco Alto de Dengue

Uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado com a finalidade de reforçar o controle sobre a dengue, bem como também de diminuir o máximo possível o risco de contrair a dengue vem mobilizando deste o último dia 07, terça-feira, três Macrorregiões da Capital cearense do qual fazem parte 44 municípios. Aqui, ou seja, neste encontro, a caravana da Saúde se reuniu com prefeitos para discutir essas questões.

È importante lembrar que a Caravana da Dengue estará ainda dia 17 no Município de Juazeiro do Norte, onde oportunidade o secretário de Saúde Arruda Bastos e técnicos mostrarão aos gestores o mapa da dengue na macrorregião e discutirão o reforço das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.

O Estado do Ceará, registrou este ano 11.633 casos confirmados de dengue em 119 municípios. Desse total, há 19 óbitos confirmados, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação.

Segundo esses números, há um dado muito preocupante com relação ao município de Altaneira. Se não vejamos: Dentre as macrorregiões que compõem o Estado do Ceará e, que não sem razão estão sendo visitadas por essa equipe de apoio ao combate a Dengue, inclui-se a Macrorregião do Cariri, região essa em que Altaneira pertence. Aqui, segundo os levantamentos da Secretaria de Saúde do Estado, o Município de Altaneira está entre os que são classificados como de Risco Alto.

A Secretaria de Saúde de Altaneira preocupada com esse panorama e, com o intuito de reforçar as ações de controle a dengue e, em virtude, inclusive, da aproximação do período chuvoso vai intensificar as visitas diárias nos domicílios, bem como também nos espaços vazios que acumulem objetos contribuinte para a proliferação do mosquito causador da dengue.

Ainda aqui, a Secretaria de Saúde chama a atenção da sociedade altaneirense na participação dessas ações em combate ao mosquito transmissor da dengue, como por exemplo, cobrindo objetos que contenham água e, claro, também colocando o lixo acumulado durante a semana na calçada para serem recolhido pelo caminhão da coleta.

Por José Nicolau – Altaneira FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.