Cássia Rejane Eller, carioca, nasceu em 10 de dezembro de 1962, foi uma das maiores representantes do rock brasileiro da década de 1990 e eleita a 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Lançou cinco álbuns de estúdio em vida: Cássia Eller (1990), O Marginal (1992), Cássia Eller (1994), Veneno AntiMonotonia (1997) e Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo (1999). Seu sexto álbum de estúdio, Dez de Dezembro (2002) foi lançado postumamente. O álbum mais bem-sucedido de Cássia foi o Acústico MTV (2001), com mais de um milhão de cópias vendidas e um prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.
O interesse de Cassia pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Aprendeu a tocar violão e falar inglês com as músicas dos Beatles. Aos 18 anos chegou a Brasília, para onde sua família se mudou. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, cantou frevo, blues, rock e também tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares, cantando e tocando.
Aos 19 anos, querendo sua liberdade pessoal, foi para Belo Horizonte atrás de um lugar para morar e um emprego, onde conseguiu assim que chegou, e passou a trabalhar como servente de pedreiro. Lá, alugou um pequeno quarto, onde ficou vivendo. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa dos shows que fazia, cada dia num turno diferente, não tinha horário para se dedicar aos estudos.
Cássia despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.
Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza, Renato Russo e Rita Lee, além de artistas da MPB como Marisa Monte, Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e rocks internacionais de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, John Lennon e Nirvana.
O primeiro álbum, Cássia Eller, foi lançado pela PolyGram em 1990. Em 1992 ela lança o seu segundo álbum, O Marginal. Em 1994 foi lançado o terceiro álbum da cantora, intitulado Cássia Eller, que contava com o hit "Malandragem", uma canção inédita de Cazuza. O quarto álbum da cantora, Veneno AntiMonotonia, foi lançado em 1997 como um tributo a Cazuza e conta com regravações de canções do cantor.
Em 13 de janeiro de 2001, Cássia se apresentou no Palco Mundo do festival Rock in Rio para um público de cerca de 200 mil pessoas.
Cássia morreu aos 39 anos em 29 de dezembro de 2001, após um ataque cardíaco causado por uma malformação de seu coração.
Em 2002 foi lançada a biografia "Cássia Eller - Canção na Voz do Fogo", escrita por Beatriz Helena Ramos Amaral.
A
biografia "Apenas uma Garotinha - A História de Cássia Eller",
escrita pelos jornalistas Eduardo Belo e Ana Cláudia Landi foi publicada em
2005.
Origem:
Wikipedia a Enciclopédia livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.