14 de dezembro de 2010

Raimundim é reeleito Presidente da Câmara de Altaneira

O Poder Legislativo de Altaneira elegeu na tarde de hoje (14/12) a sua nova Mesa Diretora. Duas chapas concorreram no pleito. A chapa 01, encabeçada pelo atual Presidente, Raimundo Rodrigues da Mota (PSDB), tinha o vereador Deza Soares (PCdoB), candidato a vice-presidente, José Devaldo (PSB) e Maria Valdelice (PCdoB), ambos concorrendo às vagas de 1º e 2º secretários, respectivamente.

A Chapa 02, formada pouco minutos antes do início da votação era encabeçada pelo atual vice-presidente, José Fernandes (PSDB) tinha como membros o vereador Antônio Henrique (DEM), pleiteando a vaga de vice-presidente, Genival Ponciano e Adeilton Silva, ambos do PSDB, como 1º e 2º secretários, respectivamente.

O presidente deu início ao Processo Eleitoral e, o primeiro a votar foi o vereador Adeilton Silva optando pela Chapa 02. Na Sequência vieram os seguintes parlamentares: Deza e Devaldo, optando pela chapa 01, Antônio Henrrique e Genival Ponciano votando na chapa 02, Maria Valdelice e Flávio, optando pela chapa 01 e, os últimos a votarem foram os que compunham cabeça de chapa. Assim sendo, José Fernandes deu seu voto na chapa 02 e Raimundo Rodrigues na chapa 01.

Neste contexto, como já era de se esperar, a Chapa 01 venceu por 5 a 4. Com a vitória, a Câmara passará no biênio 2011/2012 a ser comandada pelos vereadores da oposição. O que já vinha sendo, e isso é bom dizer, mas agora deforma mais clara, uma vez que o próprio Presidente, nos seus discursos, deixou entrever que já rompeu de fato os laços com a prefeito Dorival, se incorporando assim, aos membros da linha oposicionista partidária, mesmo ainda pertencendo ao PSDB.

A Sessão de ontem foi marcada, inclusive em virtude do Processo Eleitoral por um grande público que se manifestava a cada voto direcionado.

O presidente checou a encerrar a sessão por alguns minutos em virtude do tumulto que se gerou, principalmente depois que a vereadora Maria Valdelice se confundiu na hora de declarar seu voto, apesar de que no início de sua fala ela já tenha deixado claro em que votava, pois a mesma fez menção a palavra “independência”, slogam da chapa 01 da qual faz parte. Ela declarou que votava na chapa 02, contrária a sua. Depois ela se reiterou e direcionou o vota a chapa 01. Iniciou-se a partir daí um grande tumulto tanto da parte do público como também por parte de alguns vereadores.

Cinco minutos depois de ter encerrado a sessão, o Presidente reabre-a e permite aos parlamentares discursarem por 03 minutos. A Primeira a falar foi Maria Valdelice. Ela justifica o erro cometido e afirma que jamais votaria na chapa 02, pois seus membros são da base aliada a do Prefeito.

Para o vereador Deza, eleito vice-presidente, essa nova Mesa será marcada pela “transparência” e fará uma ótima administração. Já o vereador Adeilton, um dos membros da chapa derrotada, ponderou sobre a questão de se trabalhar com honestidade na Presidência da Câmara e que irá contribuir com ela.

O candidato reeleito para o cargo de Presidente do Poder Legislativo, Raimundo Rodrigues da Mota, discorreu sobre erros e acertos e afirmou que irá lutar para que salário dos parlamentares tenha aumento e que irá exercer um mandato em prol dos menos favorecidos.

O vereador Flávio justificou seu voto. Segundo ele, o seu posicionamento foi decisivo e fundamental para a vitória da chapa 01, uma vez que não fazia parte de cargo em nenhuma das chapas e chegou a afirmar que o clamor popular foi imprescindível para sua escolha.

Texto enviado por Nicolau Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.