18 de abril de 2012

Altaneirenses participam da 1ª. Consocial – Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social em Fortaleza

Representantes de Altaneira na 1ª. Consocial Estadual em Fortaleza

O Município de Altaneira enviou 9 dos 10 delegados a que tinha direito na etapa estadual da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª. Consocial) que teve início nesta terça-feira (17/04) no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “A sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública”, a Conferência, que prossegue hoje e contou com aproximadamente 1.700 participantes, entre delegados eleitos nas etapas municipais, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e convidados.

Discursaram na solenidade de abertura o Vice-Governador e presidente da Conferência, Domingos Filhos, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado e vice-presidente da Conferência, João Melo e o Controlador Geral do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Mário Vieira.

A palestra de abertura sobre "Transparência e Controle Social pela perspectiva política" foi ministrada pelo ex-governador do Estado Ciro Gomes que teceu sérias críticas aos grandes meios de comunicação e aos maus gestores.

Além da palestra do ex-governador Ciro Gomes, foram realizados os trabalhos de discussão das propostas por eixos temáticos nos Grupos de Trabalho. Cerca de 2.600 propostas e diretrizes contidas nos relatórios enviados pelos municípios à Consocial Estadual foram sistematizadas, gerando 724 diretrizes presentes no caderno de propostas da etapa estadual. Entre estas propostas e diretrizes, serão priorizadas 20 para serem levadas à etapa nacional para a construção do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Nacional.

No segundo dia de evento, será realizada a votação para eleição dos candidatos a delegado na etapa nacional. Serão eleitos 47 delegados para representar o Estado do Ceará na etapa nacional da Conferência, que será realizada de 18 a 20 de maio, em Brasília.

O grupo de representantes de Altaneira é constituído pelo Secretário de Administração Ariovaldo Soares, pelo Tesoureiro Alan Cirino e pela Assistente da Procuradoria Paula Hayanne representante o Governo. Os representantes da sociedade civil são Adeilton Silva, Antonio Junio, Ivaneide Belo, Raimundo Soares, Rosimeire Silva e Valdenia Silva.

A Dra Elanny Cristina representante dos Conselhos de Políticas Públicas, não comparecer por problemas profissionais.

O professor e Vereador Adeilton Silva declarou que foi muito produtivo o primeiro dia de trabalho e disse que ficou muito feliz em ver que algumas propostas aprovadas na Conferência de Altaneira em destaque no caderno da Consocial distribuído entre os participantes da etapa Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.