18 de abril de 2012

Discussão sobre Transparência e Controle Social reúne cerca 1700 pessoas em Fortaleza

Aproximadamente 1700 pessoas participaram da abertura da 1ª. Consocial estadual

A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial foi aberta na manhã desta terça-feira (17/04), no Centro de Convenções do Ceará. Com a participação de aproximadamente 1700 pessoas, a Conferência cearense é a última e a maior das Conferências estaduais realizadas no país, antes da etapa nacional, que acontece em Brasília de 18 a 20 de maio.

A mesa da solenidade de abertura foi composta pelo Vice-Governador e presidente da Conferência, Domingos Filhos, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado e vice-presidente da Conferência, João Melo, o Controlador Geral do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Mário Vieira, o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Deusinho Filho, o coordenador-executivo nacional da 1ª Conferência Nacional, Fábio Félix, o Deputado Estadual Artur Bruno, o Secretário da Saúde, Arruda Bastos, o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro e o prefeito do Cedro, João Vianae pelo ex-governador e palestrante da Conferência, Ciro Gomes.

O Controlador João Melo iniciou sua fala ressaltando a iniciativa do vice-governador de realizar as conferências municipais em cada cidade cearense, mobilizando todo o Estado para a discussão sobre transparência e controle social. “A tarefa foi árdua, mas os resultados foram gratificantes. Foram realizadas 154 Conferências Municipais, sendo 150 delas homologadas pela CGU. Numericamente, nossa Conferência é maior que a Nacional. Esperamos que esta 1ª Consocial seja um marco da transparência na gestão pública”, frisou.

Em seguida, o vice-governador Domingos Filho agradeceu aos presentes e à equipe de mobilizadores e organizadores da Conferência, que não mediu esforços para tornar a Consocial cearense a maior entre as realizadas nos demais estados brasileiros. Domingos Filho ressaltou a importância das conferências municipais permitirem ao cidadão exercerem seu direito de controle social. “As conferências municipais promovem a criação de mecanismos de controle social de acordo com a realidade e necessidade do próprio município”, afirmou.

Após a solenidade de abertura o ex-governador do estado Ciro Gomes ministrou palestra sobre transparência e controle social pela perspectiva política. “Precisamos ter uma visão mais holística sobre transparência e controle social. É preciso se desfazer desta visão fragmentada, em que existe o lado dos “bons" e dos “maus”. Temos que saber separar o joio do trigo”, alertou.

O coordenador-executivo nacional da 1ª Conferência Nacional, Fábio Félix, destacou a importância da Conferência estadual cearense no contexto nacional e parabenizou o Estado pela grande mobilização em torno do evento.  “A Conferência cearense é a última e a maior realizada nesta etapa estadual, antes da etapa nacional”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (18), a Consocial terá seu segundo e último dia, quando serão realizados os trabalhos de priorização das diretrizes e propostas, além da eleição dos delegados que irão representar o Estado do Ceará na etapa nacional.

Com informações Assessoria de Comunicação da CGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.