20 de abril de 2012

Ministro Ayres Britto assume Presidência do STF

O presidente do STF, ministro Ayres Britto ao lado da presidenta Dilma na Solenidade de posse - foto Roberto Stuckert Filho

O ministro Carlos Ayres Britto tomou posse nesta quinta-feira (19) como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Brasília. Ele sucede o ministro Cezar Peluso e deve ficar no cargo até novembro, quando completa 70 anos e se aposenta. Em seu discurso de posse, Ayres Britto sugeriu um pacto pela Constituição com a presidente Dilma Rousseff.

— Proponho aos três poderes da República a celebração de um pacto pela Constituição, que é o que me parece mais simples e necessário de fazer. Tenho certeza que falo em nome de todos os ministros. Portanto anuncio que simbolicamente estarei distribuindo um exemplar dela mesma, a lei fundamental do País.

O novo presidente do STF terá como desafios os julgamentos do processo do mensalão, dos planos econômicos e das cotas para negros em universidades públicas. Ele é o décimo terceiro presidente do STF e o quinto sergipano a ocupar uma cadeira na Suprema Corte. Em sua trajetória jurídica, ocupou, em Sergipe, os cargos de consultor-geral do Estado, procurador-geral e procurador-geral do Tribunal de Contas. Ingressou no STF em junho de 2003. Comandou as eleições municipais de 2008 como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2010, assumiu a vice-presidência da Corte Eleitoral.

Perfil

Sergipano de Propriá, Ayres Britto chegou ao STF em junho de 2003. O ministro tem um perfil humanista e libertário. Coube a ele a relatoria dos processos que acabaram por liberar o uso de células tronco embrionárias para fins terapêuticos e a legalização da união homossexual. Defendeu a aprovação da Ficha Limpa e mais poderes ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Com temperamento calmo, mantém-se sereno em julgamentos tensos. Por diversas vezes foi o responsável por colocar panos quentes em discussões acalorados entre os colegas de STF.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.