14 de abril de 2013

Professor Carlos Tolovi comenta Audiência Pública


Recebemos do professor Carlos Alberto Tolovi (foto), via correio eletrônico, texto para o Blog parabenizando pela abordagem do tema das drogas em Altaneira. “Em primeiro lugar, parabéns pela audiência realizada. É reflexo de sua contribuição, por meio da provocação” escreveu Tolovi. 

O professor Tolovi, que atualmente está residindo em São Paulo onde conclui seu Doutorado, diz que daria sua contribuição ao tema por intermédio de comentários no Programa Esperança do Sertão que será transmitido diretamente de São Paulo pela Rádio comunitária Altaneira FM.

Vamos ao texto do Professor Carlos Alberto Tolovi:

"Em primeiro lugar, faz-se necessário termos consciência de que esta audiência para discutir a questão da droga em Altaneira foi significativamente importante. Tanto pelo número de representantes institucionais (lamentando a ausência do prefeito), quanto pela participação de um grande número de pessoas da comunidade. Além disso, com um método muito democrático. Contudo, eu gostaria de contribuir lembrando, humildemente, de uma lição que eu aprendi em uma reunião com um determinado Promotor de Justiça no Fórum de Altaneira, em 2009.

Enquanto a prefeitura e as entidades defendiam um processo educativo para que crianças, adolescentes e jovens de Altaneira enfrentassem menos perigo nos transportes escolares, o Promotor afirmou: "Em alguns casos o melhor processo educativo vem pela intervenção". Algo que eu tive que refletir e admitir que estava certo. Existem situações que faz-se necessário intervir legalmente. Foi assim com o cinto de segurança, foi assim com o cigarro em lugares fechados, está sendo assim com a "lei seca", e assim por diante.

Uma intervenção institucional e legal pode mudar um comportamento cultural mais rapidamente - sempre levando em conta os interesses e as necessidades da comunidade. E no caso da droga em Altaneira, todo processo educativo é importante, mas nada é mais eficiente do que este processo ser marcado por atitudes concretas pra demonstrar que está havendo reação institucional e comunitária. Em outras palavras, é preciso encarar a estrutura do tráfico. Não podemos fugir disso neste momento. Do contrário, corremos um grande risco de cair em demagogias e perdermos a oportunidade deste "momento mágico" de mobilização coletiva.

É por isso que devemos continuar debatendo e indicando medidas concretas que envolva toda a comunidade.”

Agradecemos o apoio do professor Carlos Tolovi e ficamos na torcida de que as medidas a serem apontadas pelos vereadores sejam realmente atendidas, e, este grande mal que assola nossa cidade seja enfrentado com todos os meios possíveis.

Um comentário:

  1. e importante ver as pessoas participando do sistema social e politico do município pois quando agirmos em conjunto as resposta vem rápidas para combater aqueles que querem destruir pessoa e famílias.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.