19 de abril de 2013

No gingado da liberdade: capoeira é luta, arte e filosofia


O público-passageiro do projeto gratuito Percursos Urbanos Cariri (CCBNB e UFC) se encontra mais uma vez para uma tarde cheia de cultura popular e conhecimento neste sábado (20), às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Intitulado “No Gingado da Liberdade”, o roteiro cultural desta edição abordará a capoeira forma de resistência da cultura afro-brasileira.


Com ajuda do mestre capoeirista Francisco Gilberto, do Grupo Arte e Tradição, o projeto busca perceber a capoeira para além dos toques de berimbau, saltos, golpes e gingas. A intenção ainda é conhecer a história de luta dos negros escravos, que em sua ânsia por liberdade, utilizavam as técnicas da capoeira para se rebelar contra seus senhores e fugir. 

Quando no terreiro se forma a roda de jogo, os ensinamentos de gerações são passados dos mestres aos praticantes; lições sonoras, corporais e éticas. Capoeira é uma arte, uma dança, uma luta, uma filosofia.  A musicalidade tão característica, e o canto que entoa o sofrimento dos negros no cativeiro, o lamento da injustiça, a vida de luta e o anseio de libertação. 

COMO PARTICIPAR
Vale a pena lembrar que a participação do projeto é livre e gratuita. Basta inscrever-se na portaria do CCBNB Cariri de Juazeiro do Norte (próximo a praça Padre Cícero, no centro). Você pode conferir os percursos passados e os que estão por vim pela fanpage do Percursos no Facebook.

MEDIAÇÃO DE SABERES
O projeto Percursos Urbanos, da ONG Mediação de Saberes com parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará (campus Cariri), tem como objetivo a realização de passeios culturais pela cidade dentro um ônibus urbano comum. “Um Tema, um roteiro, um ônibus e um microfone aberto. A cidade funciona como um livro aberto. O ônibus lê e escreve os diversos textos possíveis sobre o tecido urbano”, como o projeto mesmo se apresenta. O foco está na busca por uma educação alternativa, mais popular e informal.

Os roteiros acontecem em dois sábados do mês. As temáticas abordadas são as mais diversas possíveis. Já aconteceram percursos sobre a fotografia caririense, desenho de observação, o João do Crato, o forró eletrônico, as lendas e os mitos do Cariri, direitos humanos, terreiros de Umbanda e Candomblé, arte e cultura da periferia, acessibilidade, medicina popular, Luiz Gonzaga, o carnaval de Barbalha e os vestígios do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.