22 de abril de 2013

Usuários abandonam suas contas no Orkut


Para olhos que não estiveram pela rede social Orkut nos últimos três anos, o cenário é desolador: apesar do layout com muitas alterações, ferramentas que oferecem interação com outros através do compartilhamento de "vibe", há poucas atualizações (quando elas existem) na timeline. Esse é o caso de muitas contas abandonadas no Orkut, em que os usuários optaram pelo Facebook.

Na verdade, o próprio Google oferece ao usuário uma alternativa ao Orkut: o "Google +". Ao acessar seu antigo perfil, será oferecida uma atualização do perfil e a chance de migrar fotos e outras informações para o Google +, rede social em que divide (ou reúne) os amigos dos usuários em círculos. Apesar das tentativas da empresa de absorver parte das contas que estavam no Orkut e de ações para divulgar a nova rede social, o Google + ainda não emplacou no Brasil e o reinado do Facebook parece que vai durar ainda muito tempo.

"Não sei se ainda existe", diz o engenheiro Daniel Albuquerque, de 25 anos, ao ser perguntado se ainda possui uma conta no Orkut. "Caramba! Ainda está ativo!", surpreende-se. Daniel afirma que há anos não acessava o seu perfil, destacando que o seu último "scrap" (mensagem postada na página por outro usuário) foi recebido em setembro de 2012. "Um spam com cartaz de uma festa", conta.

O engenheiro afirma que os primeiros contatos com o Facebok foram estimulados pela adesão de muitos amigos. "Diziam ser legal e melhor de gerenciar do que o Orkut. Criei uma conta no ´Face´ e com o tempo fui percebendo que, realmente, tinha várias vantagens", explica. Daniel acabou ficando, assim como diversos brasileiros.

Já para o estudante de medicina Marcelo Benevides, de 26 anos, a sua ida para o Facebook foi provocada pelo descontentamento com a rede social do Google. "A interface ficou totalmente poluída com o tempo. Minha timeline era totalmente usada para anúncios de eventos, restaurantes e afins", comenta. Ao ser questionado sobre o motivo de ele não ter deletado sua conta, Marcelo é prático. "Ainda tenho muitas fotos lá. É como se fosse um backup pra mim", afirma o estudante.

Para o consultor de marketing e comunicação digital Gabriel Ramalho, um dos possíveis motivos que podem ser apontados para usuários manterem suas contas ativas na rede social é a sua capacidade de servir como um repositório de fotos e conversas antigas. "As pessoas não utilizam mais o Orkut como uma rede social, ou seja, elas não entram para interagir umas com as outras, mas para ter acessos às comunidades de downloads de músicas e filmes, por exemplo", afirma o consultor.

Gabriel Ramalho ainda ressalta que o Orkut deve deixar de existir em algum momento, tendo como sintoma a transferência, por enquanto voluntária, de informações dos usuários para o Google +. "Não é estratégico para a empresa manter um servidor com grande capacidade de informação rodando uma rede social que as pessoas não estão mais acessando", pondera.

O fim do Orkut representaria mais uma baixa na lista de serviços oferecidos pelo Google, como o Google Buzz e o Google Wave, que foram cancelados pela falta de uso em 2011 e 2010, respectivamente. O próximo produto a ser descontinuado será o Google Reader. Mesmo possuindo milhares de contas ativas ao redor do mundo, o serviço funcionará somente até julho deste ano. O Reader permitia a leitura das postagens de blogs e sites através da assinatura de RSS.

O Orkut vive atualmente uma onda de nostalgia dentro do Facebook, com grupos e fanpages administradas por ex-usuários discutindo os antigos hábitos da rede social. É o caso da "sdds Orkut", atualmente com mais de 74 mil curtidores, que reúne prints de postagens com erros de português de diversos usuários e faz comparações bem-humoradas entre as duas redes sociais. Já a página "Comunidades do Orkut", com mais de 12 mil curtidores, reúne comunidades com descrições engraçadas.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.