12 de abril de 2013

Assembleia Legislativa homenageia 85 anos do Jornal O Povo

A presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, foi uma das homenageadas ontem pela Assembleia Legislativa, que celebrou os 85 anos do jornal - foto Sara Maia
Jornalistas de várias gerações, que marcaram a história dos 85 anos do O POVO, foram homenageados na noite de ontem pela Assembleia Legislativa, que ficou lotada de personalidades da política e da economia do Ceará em celebração ao aniversário do jornal. Ao mesclar trechos de um discurso de seu pai, Demócrito Dummar, feito no Senado por ocasião dos 80 anos da publicação, a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, jornalista Luciana Dummar, reafirmou o compromisso de se manter firme “na luta por uma imprensa cada vez mais livre e atuante”.

O cenário da solenidade foi o plenário da Assembleia, ambiente retratado diariamente nas páginas do jornal e palco de confrontos de ideias que também marcam as páginas do O POVO. “Democracia e jornalismo livre são inseparáveis. (...) Cabe à imprensa animar o debate, ajudando o preparo da argamassa que dará textura e consistência ao edifício social”, lembrou a presidente, diante de parlamentares governistas e de oposição e de autoridades como o vice-governador do Estado, Domingos Filho (PMDB), e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-CE), Gerardo Brígido.

O primeiro editorial do O POVO, que foi às ruas em 7 de janeiro de 1928, e as 16 páginas iniciais que já traziam artigos da nata da intelectualidade cearense – como Rachel de Queiroz, Antônio Drumond, Filgueiras Lima, entre outros – fizeram parte dos relatos sobre a trajetória do jornal, celebrada pelos deputados Manuel Duca (PRB) e Fernanda Pessoa (PR), autores da homenagem, subscrita por Eliane Novais (PSB) e Heitor Férrer (PDT).

A continuidade dessa trajetória já está sendo planejada Luciana Dummar no projeto O POVO 100 anos, fundamentado pelo aprofundamento dos conteúdos e pela exploração de novas mídias “sem que se perca a consistência jornalística”, explicou, em entrevista. Em seu discurso, ela não deixou de mencionar o grave período de seca enfrentado atualmente no Estado e mencionou a força e a resistência do povo cearense.

A cerimônia incluiu entrega de placas comemorativas à presidente do Grupo, ao diretor institucional, Plínio Bortolotti; ao editor sênior, Valdemar Menezes; aos colunistas de Política Fábio Campos e Érico Firmo; ao ombudsman, Erivaldo Carvalho; e a vários profissionais que já foram ligados à empresa ou compõem a equipe da Casa, como Márcia Gurgel, Fernando Adeodato Júnior, Demitri Túlio, Adísia Sá, entre outros.

O Jornal o POVO completou 85 anos de fundação no último dia 7 de janeiro.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.