19 de abril de 2013

Altaneira pode ganhar bibliotecas rurais

 Elmano Rodrigues e Raimundo Soares Filho em Brasilia - foto João Matias
Por intermédio do servidor publico aposentado, Elmano Rodrigues, o Município de Altaneira irá se habilitar no programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras.

A proposta será apresentada ao Secretário de Agricultura, Ceza Cristovão, uma vez que para receber uma biblioteca rural Arca das Letras é preciso reunir a comunidade, preencher o formulário de consulta que irá pontuar as características das famílias que serão beneficiadas e indicar os livros que vão atender a comunidade.

O Programa beneficia  diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas devem preferencialmente ser instaladas nas sedes das associações comunitárias, mas a comunidade pode disponibilizar para outros locais.

O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Atendendo pedido deste blogueiro, Elmano prometeu selecionar cerca de 10 mil livros para doação a biblioteca da Fundação ARCA. Para tanto a entidade precisa apenas disponibilizar o transporte do acervo de Brasília para Altaneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.