2 de abril de 2013

Advogado critica manipulação da revista Veja


O Advogado cearense Ygor Coelho (foto) indignado com a postura adotada pela revista semanal Veja do grupo Abril encaminhou correio desmascarando a manipulação de reportagem publica na edição desta semana que faz uso dos dados do relatório do IDH, distorcendo a realidade dos números para fazê-los se encaixar na fábula do "México finalmente recompensado por ter fugido do populismo esquerdista".

“Me pergunto quando chegará uma edição da Veja na qual eu não identifique pelo menos uma manipulação da verdade ou mesmo uma deslavada mentira” comentou  Ygor.

Confiram a seguir comentário escrito pelo Advogado:

"O modo como a revista Veja, na reportagem "O México pronto para decolar", tratou os dados do IDH infelizmente induz os leitores a uma interpretação incorreta das tendências verificadas no Brasil e no México. Um gráfico, na reportagem, mostra a posição do México no ranking e afirma acima "... e encontrou um caminho mais rápido para o desenvolvimento", sugerindo que os resultados do México melhores que os do Brasil têm alguma relação com os processos políticos e econômicos dos últimos anos, e o corpo da reportagem induz à mesma ideia. No entanto, como se pode comprovar ao pesquisar no sítio do HDR (Human Development Report), o México desde os primeiros dados (de 1980) possui IDH bastante superior ao Brasil, e o leitor ficará surpreso ao descobrir que o Brasil, desde então, melhorou mais no índice que o México. Mais surpreso ainda ficará ao saber que, desde 2000, o Brasil avançou no IDH mais que o México, mesmo levando em conta os dados não atualizados que determinaram um IDH de 0,730 para o Brasil. Se fôssemos comparar usando o IDH de 0,754 atualizado fornecido pelo PNUD, a diferença em favor do Brasil seria, então, imensa.

Em 1980, o México tinha IDH de 0,598, portanto 0,076 pontos superior ao do Brasil, de 0,522. Em 2012, o IDH mexicano, de 0,775, continua superior ao do Brasil (0,730), porém bem menos: 0,045 pontos. Ora, de 1980 até 2012 o México subiu 0,177 pontos. Já o Brasil, 0,208. Vejamos agora o passado recente: em 2000, o IDH do México era 0,723 e o do Brasil, 0,669. Logo, o México em 2000 tinha 0,054 pontos a mais que o Brasil, o que caiu 12 anos depois para 0,045. E quanto cada país avançou nesse período? O México avançou 0,052, porém o Brasil avançou mais, 0,061. Como se percebe, e na verdade devia ser notório, o México sempre foi mais desenvolvido que o Brasil, na verdade o Brasil nas últimas décadas vem se aproximando do México e, mesmo no período recente, continua se desenvolvendo um pouco mais rápido que os "hermanos" do Norte. Acredito que essa história verdadeira não deveria ficar desconhecida, e muito menos deveria um veículo como Veja levar o leitor a crer exatamente no inverso. Um esclarecimento de que o México é e sempre foi mais avançado que o Brasil, mas claramente não está avançando mais rápido que o Brasil, seria bem-vindo."

Sobre a possibilidade da revista não publicar seu comentário Ygor rebate: “seria bom eles saberem que ainda tem gente que não vai acreditar numa coisa só porque está impressa numa revista, muito menos a Veja” postou.

O Advogado Ygor afirmou ainda que já descobriu varias outras mentiras publicadas nas paginas da Veja e que se um grupo de especialista decidissem analisar uma edição da revistas o numero de inverdades seriam incalculáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.