![]() |
Secretário Adeilton na Tribuna da Câmara Municipal (Foto: Marcos Lima) |
Mais uma vez Adeilton ressaltou as diversas atividades da Secretaria Municipal de Educação, incluindo a ampliação da carga horária de professores por meio de seleção, a organização dos mapas curriculares da educação infantil e fundamental, e a formação de uma equipe multifuncional exemplar no Cariri. Além disso, apresentou a criação do banco de gestores escolares de Altaneira, com edital aberto para inscrições, e a redução da carga horária dos professores.
O Secretário também mencionou desafios, como a necessidade de mais vagas para monitores de educação inclusiva, defendendo uma reformulação na legislação vigente. Por fim concluiu abordando a transparência nas seleções realizadas pela Secretaria, enfatizando a importância do diálogo com os vereadores para esclarecer eventuais dúvidas e críticas construtivas.
A vereadora Professora Ana Maria (PT) relatou um incidente com uma criança que foi excluída do Festival de Quadrilhas das escolas, “devido a um imprevisto com o figurino”, criticou “a falta de sensibilidade da equipe organizadora” e pediu ao Secretário de Educação mais cuidado com as crianças.
O vereador Júnior Paulino (PT) fez questionamentos “sobre pagamentos indevidos”, “possíveis desvios de função” e pediu mais transparência na nomeação e atuação de servidores, criticou ainda “a falta de materiais básicos”, nas escolas e questionou a recente “contratação de empresa para locação de impressoras”.
Já o vereador Paulo Robson (PSB) sustentou que muitos questionamentos ali levantados poderiam ser evitados com uma simples consulta aos canais oficiais da gestão, mas reconheceu a legitimidade de dúvidas levantadas, questionou o caso da piscina da escola 18 de dezembro, criticando os gastos anteriores com a obra, informou que acompanhou uma vistoria no local e confirmou problemas estruturais graves.
O parlamentar destacou avanços na valorização dos servidores municipais, como o pagamento dos precatórios, regularizações salariais, concessões de ampliação de carga horária e respeito aos direitos dos professores. Por fim, questionou se a atual gestão reconhece o direito dos servidores temporários ao salário do mês de julho, mesmo em período de recesso escolar.
O vereador Professor Nonato reconheceu a postura mais respeitosa do Secretário em relação à Casa Legislativa e ressaltou que os vereadores têm papel importante na construção de políticas públicas, questionou a “existência de carência de motoristas categoria B e os critérios usados para contratação”, também comentou sobre problemas estruturais na piscina pública e cobrou providências, destacando o papel fiscalizador dos parlamentares, mesmo sem vínculo direto com a gestão.
Finalizando sua participação o Secretário de Educação, Professor Adeilton, prestou esclarecimentos sobre temas abordados pelos parlamentares, como: a piscina da Escola 18 de Dezembro, substituição de professores, uso de impressoras alugadas, desvios de função e pagamento a temporários. Garantiu que todos os servidores receberão em julho, negou falta de papel nas escolas, explicou a necessidade de remanejamento de profissionais por falta de psicopedagogos e afirmou que apurará o caso do aluno Rian, impedido de dançar nos festejos juninos. Finalizou reafirmando compromisso com a transparência e a melhoria da educação municipal.
A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real no seu canal no Youtube.
Clique aqui para mais informações sobre a Sessão de ontem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.