12 de junho de 2014

PMDB pressiona por apoio de Dilma no Ceará

Depois de garantir a maioria dos votos do PMDB do Ceará para a manutenção da aliança com a presidente Dilma Rousseff, o senador Eunício Oliveira aumenta a pressão para que o Planalto retribua apoiando sua candidatura ao governo estadual.

Se dependesse do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), contudo, o partido seguiria com Eunício, mas contra Dilma. “Muita gente do Ceará disse que tinha votado com a gente, que esse ciclo com o PT tinha se encerrado”, disse Danilo. 

Ele não quis nomear nem quantificar esses votantes. “Muita gente tem medo de perseguição política” afirmou ontem o deputado, que na convenção nacional do PMDB, na última terça, deu um dos 275 votos contrários à continuação da parceria, oficializada por 398 votos.

Apesar do resultado da convenção, Danilo afirma que as queixas de peemedebistas em todo o Brasil com Dilma continuarão a ter consequências na formação dos palanques estaduais.

Ele, inclusive, não descarta que a ala insatisfeita do PMDB cearense, ou mesmo a totalidade do partido, venha a apoiar Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB) para presidente. “Vai depender muito da reciprocidade (do governo federal)”.

Em busca do apoio de Dilma na disputa pela sucessão do governador Cid Gomes (Pros), Eunício salientou, após a convenção, o papel do Ceará no resultado favorável à presidente e acrescentou: “Parceria, para mim, é via de mão dupla, é reciprocidade”.

Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE), integrante do grupo político da ex-prefeita de Luizianne Lins e adversário do governador Cid Gomes (Pros), o apoio de Dilma a Eunício ajudaria a melhor a complicada relação do governo com o PMDB.

“Com o tempo, a presidente saberá fazer uma concertação. E acho que essa concertação começará pelo Ceará”, disse Eudes. “Torço para que o PT reveja sua posição e venha a apoiar o Eunício, se não houver possibilidade de candidatura própria”.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), pré-candidato ao Senado na chapa do governador Cid Gomes (Pros), não quis comentar a expectativa de Eunício pelo apoio de Dilma, reforçada pelo resultado da convenção nacional do PMDB.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.