9 de setembro de 2014

Líder de quem?

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Altaneira, estabelece que as representações partidárias poderão constituir bloco parlamentar e que o bloco parlamentar terá um líder.

Compete ao líder além de outras atribuições regimentais expressar o ponto de vista de sua representação partidária e encaminhar a votação, quer dizer, orientar como deve votar os demais membros da sua bancada. 

Estabelece ainda o Regimento do legislativo Municipal que o Bloco da Maioria é integrada por bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta da Casa e que formada a maioria, a minoria será aquela integrada pelo maior bloco parlamentar ou representação partidária que se lhe opuser.

No início desta Legislatura o vereador Edezyo Jalled (Solidariedade) foi indicado para exercer as funções de Líder da Maioria, mas que constantemente vem sendo derrotado pelo Líder da Minoria, vereador Professor Adeilton (PP) que mantém a sua bancada unida e ainda tem angariado o apoio da vereadora Alice Gonçalves (PSB) e até da presidente da Casa, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB).

O vereador Edezyo Jalled não lidera mais a maioria, pois a vereadora socialista apesar de ainda não anunciar a sua saída do Bloco, tem demonstrado que não segue a orientação do Líder e por outro lado a vereadora comunista já anunciou em Plenário que tem o poder em suas mãos e não faz questão de esconder quem é que manda na Casa.

Na prática não mais existe mais o Bloco da Maioria e a tendência é que o grupo se esfacele na eleição para renovação da Mesa Diretora, onde interesses particulares e as forças políticas extrapolam o bom senso e as regras republicanas.

A pergunta que fica é: Até quando o vereador Edezyo vai fazer de conta que é “Líder da Maioria”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.