4 de novembro de 2014

Altaneira mais uma vez é contemplada com a Mostra Sesc Cariri de Culturas

A Mostra Sesc Cariri de Culturas é realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no Ceará, através de edital público. Consiste em um dos maiores eventos de cultura do Brasil e acontece durante seis dias ininterruptos, com integração das linguagens artísticas e culturais nas mais diferenciadas áreas da criação e produção, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas.

A Mostra visa contribuir para a construção e difusão da identidade regional, brasileira e universal, revelando, divulgando e apoiando artistas, formando plateias, articulando saberes, proporcionando diversão e reflexão intercaladamente, consolidando a interação e o compartilhamento de conhecimentos que perdurem, influenciem e transformem o conceito das comunidades, das cidades, do Estado do Ceará e da sociedade brasileira como um todo.

Em 2014, a Mostra Sesc Cariri de Culturas completa 16 anos de existência, consolidados no calor da busca permanente pela excelência das ações culturais, sem esquecer de vincular a cultura com a valorização e preservação do patrimônio ambiental, através de ações educativas representadas por um dos símbolos naturais da Região do Cariri, símbolo da Mostra, “O Soldadinho-do-Araripe”.

A intenção é articular, mais uma vez, dezenas de grupos de todo o país, imprimindo a pluralidade de formatos e estéticas que já lhe são peculiares, e propondo um olhar misto entre a tradição e as modernidades, possibilitando assim a multiplicidade de fazeres nas áreas de audiovisual, artes visuais, literatura, artes cênicas, música, culturas populares, sempre primando também pelas dimensões educativas das artes, suas especificidades e contextos.

Com base em pesquisas realizadas pelo Sesc, através do IPDC – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, a Mostra tem significativo valor no que diz respeito à contribuição cultural, ao estímulo, à divulgação e à promoção da cultura. A promoção do intercâmbio de diversas culturas é sempre citada como a maior contribuição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, além do desenvolvimento cultural, a integração entre as classes da sociedade, a oportunidade de aproximação das pessoas e o conhecimento de culturas diferentes.

Evidencia-se também a contribuição da Mostra Sesc Cariri de Culturas para o desenvolvimento econômico da Região do Cariri: Aquecimento das vendas, geração de empregos temporários, aumento das vendas no comércio local, crescimento do turismo regional e geração de emprego e renda.

O crescimento do apoio de empresários do setor de serviços é reflexo do desenvolvimento econômico da Região, uma vez que o aumento da renda e de sua distribuição influencia diretamente o setor.

Para 2014, a Mostra Sesc Cariri de Culturas desenvolve, mais uma vez, o processo de seleção por meio de edital e com o aval de uma curadoria composta por artistas cearenses com formação multilinguagem, além de técnicos de cultura do Sesc. Como parte significativa da programação, realiza-se o Seminário Arte e Pensamento, que busca definir conteúdos, permitindo assessorar coletivamente a programação da Mostra quanto à reflexão dos temas urbanos, considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do Cariri.

A 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas será outro desafio, pois o grande objetivo do Sesc é instigar as relações entre as linguagens e conectar saberes culturais, garantir o caráter interativo nas programações artísticas e fortalecer leituras das realidades.

Altaneira mais uma vez foi contemplada na  Mostra Sesc Cariri de Culturas nesta edição com quatro espetáculos, todos com início previsto para as 17h. na Praça Manoel Pinheiro de Almeida.

A primeira apresentação será do Espetáculo “Divino” do Núcleo Atmosfera (NUA) do estado do Maranhão. No domingo é a vez do Espetáculo “Conversa de Lavadeiras” da Trupe cearense “Caba de Chegar”.

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Santa Catarina, apresenta a peça “Júlia” na segunda-feira e na terça-feira, os altaneirenses assistirão  o paulista Rodrigo Caffer com o Espetáculo “Ele”.


Um comentário:

  1. Por que não temos informações da Mostra SESC em Altaneira?
    Ana Maria

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.