1 de novembro de 2014

Maioria quer transparência nas ONG´s

O resultado da enquete no grupo Altaneira – Ceará demonstrou que quase a unanimidade dos participantes defende que as associações, fundações e sindicatos deveriam manter portais de transparência assim como os órgãos públicos.

A enquete foi lançada pelo blogueiro Junior Carvalho, do Blog A Pedreira, após uma série de postagens criticando a falta de transparência nas ONG´s instaladas no município de Altaneira. 

O jovem acadêmico de direito Eduardo Amorim foi o primeiro a comentar a enquete “Acredito que sim, pois estas instituições se declaram e devem ser de interesse público” escreveu.                                                                                                         
O vereador Edezyo Jalled (Solidariedade) comentou que quando se fala em transparência nunca é demais

O servidor municipal Edycler Jefferson disse que acredita e conhece, em partes, a seriedade, os trabalhos e projetos das entidades, não via nenhum problema em divulga-los.

Para o secretário municipal de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares, “Via de regra todo instrumento de fundação de organização da sociedade civil, prevê a publicidade dos atos dos órgãos diretivos para os membros que a compõe, estendê-las para a toda a comunidade, seria ate um ato de demonstrar a necessidade de sua existência, e assim incentivar uma maior participação”, comentou.

O blogueiro Junior Carvalho disse que esperava que os dirigentes das entidades de Altaneira voltassem atrás e divulgassem as ações com mais transparência.

Já o professor Paulo Robson disse que apesar de não haver legislação que os obrigue, não custaria nada manter a transparência nas entidades.

Givanildo Gonçalves, um dos dirigentes das entidades criticadas lembrou que  “nada obriga o terceiro setor a publicar na web suas contas, no entanto, é um tanto quanto ético”, porém, lembrou que outras entidades além das citadas pelos Blogueiros também não praticam transparência.

Apesar das cobranças os blogueiros Francisco Adeilton, Jose Evantuil e Nicolau Neto, não comentaram a enquete, nem tão pouco abordaram o tema em seus blogs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.