17 de novembro de 2014

Estudantes altaneirenses participam de Campeonato de Xadrez

Estudantes e instrutores durante primeira rodada do Campeonato de Xadrez na Escola (Foto: Divulgação)
Trinta estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro participaram na tarde de sábado (15/11) da de novembro, durante primeira rodada do Campeonato de Xadrez na Escola, uma iniciativa da Associação Universitária de Altaneira (AUNA).

O presidente da AUNA, Claudio Gonçalves, destacou que há cinco meses era apenas uma ideia, mas “hoje é um sonho realizado por um grupo de jovens que têm por objetivo de vida uma sociedade mais justa e com igualdade em todos os âmbitos”.
 
O evento contou com parceria de universitários e ex-universitários que ministraram aulas teóricas e práticas sobre noções básicas do xadrez, suas conexões com os grupos sociais, os mitos e verdades de sua origem, dentre outras. 

Segundo o professor José Nicolau um dos objetivos do projeto é resgatar o gosto dos jovens altaneirenses pelo jogo, seja nas instituições publicas de ensino no município, ou ainda mediante a inserção da modalidade em outros espaços para além da sala de aula.

“O campeonato foi pensado em ser jogado em equipes formadas por três jogadores cada. Estas se enfrentam entre si e, no final, as quatro que mais pontuarem passará as semifinais” explicou Nicolau.

A apuração dos pontos e a tabela de classificação eram feita e atualizada tão logo se encerrava cada rodada pelo professor de Informática Givanildo Gonçalves e acompanhadas por Everton Amorim, Pedro Rafael, Claudio Gonçalves, José Nicolau e do professor Adegildo Domingos.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Givanildo Gonçalves, aproveitou o evento para alfinetar a atual Gestão Municipal: “Você pode lotar um parque de eventos de jovens através de bebedeiras e músicas sem qualidade, mas, reunir 30 jovens, sem obrigar ou apelar, e passar uma tarde de sábado na escola aprendendo mesmo pelo lúdico, não é fácil” postou na rede social Facebook.

Não foram divulgados os nomes dos estudantes participantes primeira rodada do Campeonato de Xadrez na Escola.


Com informações Blog Informações em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.