4 de abril de 2019

Com a presença de integrantes vereadores voltam a debater sobre a Banda de Música de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (03/04) foi dedicada ao debate sobre a atual situação da Banda de Música Padre David Moreira, inclusive com o uso da Tribuna pelo integrante da banda o estudante Talles Almeida e participação de demais membros no Plenário da Casa.

O jovem Talles Almeida iniciou sua fala rebatendo as colocações da vereadora Zuleide Ferreira, que havia questionado o comportamento dos integrantes da Banda na Conferência da Melhor Idade. Ele esclareceu que não são verdadeiras as colocações da Parlamentar e repudiou a maneira como a mesma se referiu a Banda. Justificou que a Banda foi regulamentada desde 2005 e que, segundo a lei, a atividade de músico é considerada de relevância.

Talles disse não compreender a falta de comunicação entre Zuleide e o prefeito, pois ela afirmou que o Prefeito iria pagar os meses de janeiro, fevereiro e março. Já o Prefeito anunciou que pagará somente o mês de março. Questionou também os valores gastos com a manutenção dos equipamentos da Banda, que foi dito que em três meses estaria tudo pronto e a Banda ficou mais de 10 meses a espera dos seus instrumentos.

O jovem denunciou que a licitação não foi respeitada, que os instrumentos deveriam ser transportados para a capital pela empresa que venceu a licitação, mas isso não ocorreu, que os instrumentos foram levados por carros do município. Denunciou ainda a precariedade do espaço onde a Banda realiza os ensaios, sem água para beber, com morcegos e infiltrações. Com matérias do Natal de Luz e de outros projetos jogados a céu aberto. Os fardamentos incompletos, a Banda não foi cadastrada no mapa cultural, impossibilitando participar de projetos do Governo do Estado.

“Falta respeito, materiais, priorizar a Banda, o que foi prometido em campanha pelo prefeito em reunião com a juventude no Calçadão” disse o jovem que ainda repudiou a maneira autoritária como o prefeito se portou na última reunião com a Banda, citando algumas falas do mesmo, no entanto não transcrito pela assessoria da Casa.

A vereadora Zuleide tentou justificar as suas colocações, se colocou preocupada coma situação e que pela precariedade como a Banda estava atuando, apoia a decisão do Prefeito em parar com a Banda. Que o Prefeito tem as suas angústias e pelos insultos que recebe também os motiva a tomar certas decisões.

O vereador Antônio Leite lamentou a situação, se colocou à disposição da Banda e esclareceu que essa gestão só se preocupa com situações que lhes traga retorno financeiro.

Já Genival defendeu a Secretária de Cultura Alice, afirmando que ela não ficaria conhecida como a Secretária que acabou com a Banda de Música, pois os problemas que são enfrentados pelos integrantes são antigos. E que essa situação só vem ocorrendo por causa de política partidária dentro da Banda.

O vereador Cier Bastos também lamentou tudo ocorrido e que a Banda não merece passar por isso, que não haveria necessidade de parar para fazer reformulações. E que dá todo apoio a Banda.

O vereador Flávio colocou que é constrangedor, que essa data ficará conhecida como o dia que a Banda acabou. Que é revoltante ver um prefeito que ele ajudou a eleger esteja acabando com Altaneira. Que o hospital foi dividido para construção do CEO e agora acabam com a Banda.

O presidente da Câmara, vereador Professor Adeilton, se demonstrou emocionado e revoltado com a decisão do prefeito em parar as atividades da Banda. Parabenizou os integrantes pela coragem em comparecer à Câmara e reivindicar por seus direitos.

“Na história o momento é que marca, mesmo levando em consideração o tempo que a banda vem sendo desrespeitada, o dia histórico de hoje, marca esse momento triste que estamos vivenciando e que os responsáveis que serão lembrados por isso”, disse o presidente.

Adeilton ainda se colocou à disposição e orientou a fazer a seleção, participar de todo rito que for criado para a banda e denunciar se for identificado alguma injustiça.


Alguns integrantes da banda acompanharam toda a Sessão(Foto: João Alves)
A Sessão Câmara Municipal de Altaneira é transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.