22 de abril de 2019

Governo foge da política velha e não criou uma nova por Guálter George


É bem cruel com o governo Bolsonaro a matemática da política, que hoje mantém reduzidas as chances de ir adiante no Congresso a matéria que a voz oficial, especialmente a que tem origem na área econômica, coloca na linha de prioridade zero: a reforma da Previdência. 

Usar a bancada cearense na Câmara Federal dá uma ideia do tamanho do desafio colocado para quem está com a tarefa de articular politicamente o avanço da proposta, porque dos 22 deputados que o eleitor enviou para Brasília apenas um diz hoje, de peito aberto e sem exigir mudanças, que votará pelo texto que o Executivo apresentou. 

O nome dele é Heitor Freire, do PSL, que deve o mandato, quase em 100 por cento do peso, ao presidente Jair Bolsonaro, autorizado que foi a se apresentar como candidato dele na campanha do ano passado, no auge de uma onda que varreu o País.

Pois bem, à exceção do Heitor Freire já citado, nenhum outro deputado cearense se diz claramente disposto, hoje, a dizer "sim" ao texto da reforma da Previdência. Um problema que se justifica, em parte, pelo que o tema tem de delicado politicamente, ao atingir interesses e expectativas de milhões de pessoas, mas, de outra parte, a situação é atribuível a uma desarticulação no governo federal que há tempos não se via acontecer. 

A própria postura do presidente Bolsonaro ajuda na confusão, visto que ninguém consegue enxergá-lo como um entusiasta absoluto da proposta. No máximo, há manifestações soltas dele em favor da aprovação do texto pelo Congresso, a partir de uma argumentação bem rasa e pouco entusiasmada.

A verdade é que o novo governo chegou anunciando-se diferente na política, disposto a ignorar práticas históricas que pareciam envelhecidas, sem, ao mesmo tempo, desenvolver uma ideia nova para substituir o que havia antes. Este vácuo determina as dificuldades enfrentadas já na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde o mérito do que é proposto quase nunca vai à discussão e, num cenário de normalidade, mesmo projetos polêmicos costumam passar à fase seguinte sem maiores dificuldades. Especialmente considerando-se o fato de o atual governo estar apenas começando e ainda deter um altíssimo crédito com a sociedade.

A "inexperiência" de que falou outro dia o ministro Paulo Guedes, da Economia, como justificativa para a caminhada lenta da matéria no Congresso, é o preço a pagar pelas escolhas do próprio governo. 

Foi em nome da tal necessidade de enfrentar o "velho" na política que o governo alçou à posição de principais líderes na Câmara dois parlamentares de primeiro mandato - os deputados Major Vitor Hugo (PSL-GO) e Joice Hasselmann (PSL-SP) -, que estão sendo massacrados, em termos de estratégia política, pela experiente e esperta turma do Centrão. Bolsonaro resiste a fazer política e erra, como demonstra o moroso ritmo do percurso que experimenta o projeto que seu governo encaminhou ao Congresso. 

A realidade impõe a ele que, desmontado o esquema instalado há anos e que realmente apontava sinais de estar apodrecido, algo deve ser construído em seu lugar para que o diálogo político aconteça. Não poderia mais ser na base do tomá-lá-dá-cá e outras formas espúrias de lidar com o poder e distribui-lo, é verdade, mas um novo modelo precisa surgir para restabelecer o fluxo de uma conversa que precisa existir para que as coisas aconteçam.

Publicado originalmente no portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.