29 de julho de 2021

Expectativas e apreensões do retorno presencial das aulas na rede municipal

A posição da categoria é exigir das duas doses da vacina para todos os profissionais (Foto: Alcides Freire) 

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) já anunciou que aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza retornam no início de setembro. Os detalhes do cronograma foram anunciados em transmissão nas redes sociais na última segunda-feira (26/07), a iniciativa da Capital deve influenciar nas gestões do interior do Estado.

Hoje (29/07) inicia o segundo semestre que ainda será retomado de forma remota e as escolas funcionarão com 50% da capacidade e em formato híbrido a partir de setembro - ou seja, uma parte dos alunos continuará em aulas remotas e outra parte poderá frequentar presencialmente as aulas na rede municipal.

O intuito é começar a volta com a educação infantil e depois com outras séries do ensino fundamental I e II. "A cada semana, a cada mês, será feita a adição de um setor ou de uma turma", detalhou Saldanha. Segundo a secretária, a meta é de que até o próximo dia 20 de setembro, cerca de 120 mil estudantes da rede estejam em aulas presenciais e a outra metade esteja em atividades domiciliares.

Para proporcionar a presença dos estudantes em atividades remotas, Sarto detalhou a entrega de um total de 21.500 tablets e outros 242 mil chips com 20gb de acesso à internet. Ainda, segue em processo licitatório a compra de outros 28.500 equipamentos destinados ao uso dos estudantes.

Casos de Covid-19 entre alunos e profissionais da educação também serão observados nos meses seguintes. A pasta municipal também pretende mapear alunos faltosos e promover, dos dias 17 a 27 de agosto, uma avaliação dos níveis de Português e Matemática para toda a rede municipal.

Sobre o protocolo de retomada, a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, considera responsável, mas, segundo ela, a posição da categoria é exigir a segurança tanto com as duas doses da vacina quanto com o cumprimento dos protocolos sanitários obrigatórios.

O mês de agosto, ainda em ensino remoto, será o período para avaliar as condições das escolas. "Já sabemos que algumas unidades não retornarão e estamos exigindo que só retornem se houver as condições adequadas. Sabemos que é um desafio e queremos retornar, mas a vida precede qualquer interesse nosso", ressalta Ana.

A professora de Inglês Silvia Cosme, apesar de não se sentir segura ainda, diz que a volta às aulas presenciais é muito importante, mas com os devidos cuidados e com a imunização de professores e de alunos. "Os alunos estão bastante ansiosos pelo retorno, e nós professores sentimos falta do contato."

Arábia Hyokohama, professora de Língua Portuguesa, avalia que mesmo com a preparação da escola em que trabalha, a conscientização quanto às medidas de proteção será o mais difícil.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Volta às aulas presenciais: Fortaleza contratará 1,3 mil agentes escolares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.